Em meio a discussões sobre politização de música, a ex-VJ da MTV Brasil Sarah Oliveira se posicionou dizendo ter saudades da versão anterior da emissora. Em entrevista ao Uol Splash, a apresentadora elogiou o compromisso passado do canal em contextualizar cultura pop com debates políticos e comportamentais da sociedade.
“Acho que a MTV tinha uma coisa muito legal da cidadania, do jovem aprender a ser um cidadão melhor para a sociedade. Eu brinco que a MTV faz falta, porque não tem como. Eu acho que era um comprometimento não só com a música, mas com a sociedade. Mas acredito que muitas pessoas conseguiram manter isso, como eu faço com o meu trabalho até hoje.”
Quando perguntada sobre discutir os posicionamentos políticos de artistas, ela respondeu:
“É importante que se noticie para as pessoas entenderem, porque não são só as letras. Quando eu entrevistei o Tom Morello, por exemplo, ele não estava no Rage Against the Machine. Ele estava no Audioslave, que não era uma banda que tinha letras tão fortes quanto o Rage, mas que era contundente.”
Quanto ao exemplo específico da polêmica recente do Rage Against the Machine, onde muitas pessoas parecem ter descoberto apenas agora o posicionamento da banda, Sarah diz que os músicos em questão sempre foram politizados – e era possível observar isso em entrevistas.
“Mesmo nas entrevistas não tinha como fugir, eles só falavam de questões sociais, porque eles são isso, está no âmago. E, às vezes, não é só falar, é uma questão de atitude. O Emicida fala nessa entrevista [para o programa de Sarah na rádio Eldorado] que não é militante, porque ele não aguenta mais ficarem só perguntando de racismo. Então não é só falar, é sobre ter atitude.”
A entrevista completa pode ser lida no Uol Splash.
Sobre a MTV Brasil
A MTV Brasil durou em sua versão original de 1990 até 2013 em formato UHF, disponível para qualquer lugar do país que conseguisse sintonizar o canal.
Após isso, teve seu sinal fechado e distribuído apenas por serviço de TVs por assinatura. Em lugar da programação eclética original, agora são exibidos reality shows americanos e suas versões brasileiras.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.
a MTV ainda prestou até aquele meados anos de 2000 e pouco onde ainda tinha a Sarah Oliveira, Mion e Didi apresentando músicas e coisas boas na TV!!!! Depois com o tempo aparece a MiX TV que teve um estilo parecido com a MTV e que me agradava muito na época também!!!! Saudades de antigamente, valeu!!!!
Um saco essa pegada política revolucionária
A ‘melhor’ época da MTV-Brasil foi de 1990 á 2000. Depois disso foi se transformando aos poucos até seu final decadente, ocorreram mudanças na direção, e a internet crescendo a jato.
A Didi, a Sara Oliveira e a Sabrina foram 3 das mais carismáticas VJ’s daquele canal.
Creio que faltou a MTV, apoio e gratidão do meio artístico, e ”adaptação” aos atuais tempos, como outros canais fizeram, a Globo e SBT, que hoje estão longe de terem aquela audiência colossal de antigamente, mas sobrevivem com outros tentáculos além da TV aberta, canais na internet, etc.
Afinal, aonde estavam todos aqueles artistas que o canal tanto ajudou a promover?? (Paralamas, Charlie Brown, Titãs, Engenheiros do Hawaii, Raimundos, Barão Vermelho, Sepultura, Rita Lee, Caetano Veloso, etc). Aonde estava esse povo todo quando a MTV-Brasil entrou na UTI?!
*incluindo a Cuca