Em 1997 o mundo do metal se empolgou com o reencontro de Bruce Dickinson com o guitarrista Adrian Smith. A dupla que escreveu clássicos imortais do Iron Maiden se reuniu para trabalhar em “Accident of Birth”, álbum solo que marcava o retorno do vocalista ao tipo de som que o consagrou. O resultado foi suficiente para que os fãs de outrora intensificassem de vez os pedidos por um retorno do cantor à banda.
Durante entrevista à edição número 133 da revista Rock Brigade, publicada em agosto daquele ano, Bruce não teve como fugir da pergunta sobre a possibilidade de uma reunião. A resposta foi enigmática.
“Depende. Seria divertido fazer alguns shows? Sim. Quanto a um álbum novo, seria completamente diferente. Não sei se faríamos a coisa certa. Teríamos que fazer um álbum tão bom quanto ‘Accident of Birth’.”
Adrian também deixou sua impressão sobre o tema.
“Seria legal fazer alguns shows. Quanto a um álbum novo, não dá para saber. Mas eu nunca digo nunca!”
No ano seguinte, Dickinson lançaria outro disco. “The Chemical Wedding” era tão bom quanto seu antecessor e só aumentou a pressão sobre o Iron Maiden, que disponibilizou o fraco e pouco inspirado “Virtual XI”.
Bruce Dickinson, Adrian Smith e Iron Maiden
Em 10 de fevereiro de 1999, os retornos de Bruce Dickinson e Adrian Smith foram confirmados. Janick Gers permaneceu, o que deu início à era da banda em formato de sexteto, vigente até hoje com os mesmos músicos.
Quanto à questão da qualidade, os 6 discos de estúdio lançados desde então encontram certa resistência da parte de fãs mais conectados ao que o grupo fazia nos anos 1980. Porém, o saldo geral é mais do que positivo, tanto em termos de vendas quanto de qualidade geral.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.
Bons tempos de Accident of Birth!!!! Lembro de estar escutando uma rádio de Brasília da época…Cult 22, foi lá que fiquei sabendo sobre o retorno de Bruce nos vocais do Maiden, não tinha internet e nem Youtube…tudo era através de rádios, tv e revistas especializadas do quesito rock, saudade daquela época!!!! Desde o Retorno, considero Brave New World o melhor álbum da Donzela do Metal e foi algo mágico, inovador e contagiante!!!! Fato, é que com a volta de Bruce o Maiden se renovou em termos de discos, shows e se tornando algo mais progressivo em suas músicas!!!! Tenho boas lembranças dos álbuns como Blaze, sim marcou muito para mim naquela época, era fita cassete e um CD pirata que um amigo meu comprou e assim fui ouvindo e curtindo o Maiden com o Blaze, desempregado era difícil para mim comprar um album na loja naquela época!!!! Bons tempos de antigamente!!!! valeu!!!!