Por que o Nelson não era uma banda de hair metal, segundo irmãos

Apesar do visual típico, dupla acredita trazer uma sonoridade mais folk, influência direta do pai e do ambiente em que foram criados

O visual é aquele mesmo: cabelos e roupas espalhafatosos. Ainda assim, o Nelson garante que não fez parte da chamada cena do “hair metal” americano, o popular “hard rock farofa” dos anos 80.

De fato, a banda formada pelos irmãos Matthew e Gunnar Nelson apareceram já na época em que o estilo estava em decadência, em 1990. Foram um dos últimos nomes dessa leva a fazer sucesso antes da chegada do grunge. Por outro lado, é inegável a influência da sonoridade daqueles tempos em “After the Rain”, seu álbum de estreia.

- Advertisement -

Em entrevista ao Yahoo! Entertainment, os irmãos afirmam que não se encaixavam no mesmo universo musical de Mötley Crüe, Poison, Ratt, Cinderella e tantos outros. Na visão de Matthew, a influência maior de suas músicas vinha de uma sonoridade mais folk dos anos 60 e 70.

“Todo mundo nos coloca nessa categoria do hair metal. Mas o fato é que nenhuma dessas bandas gostava da gente. Nenhuma dessas bandas nos levava em turnês. Gunnar e eu meio que surgimos na era do som de Laurel Canyon, no fim dos anos 60 e início dos anos 70. Então, se você ouviu aquela música… era quase mais folk.”

Gunnar reafirma a opinião do irmão e cita as influências trazidas pelo pai da dupla, o também cantor Ricky Nelson, ídolo adolescente da geração anterior. Graças a ele, os dois tiveram contato com grandes nomes da música desde cedo.

“Eu acho que o que você tem com o Nelson, com o som que eventualmente se tornou o Nelson, foram as influências da Stone Canyon Band, do nosso pai, estando por perto. Crescendo com nosso pai juntando a Stone Canyon Band em nossa casa, você tinha gente como (Bob) Dylan até Linda Ronstadt, The Byrds e Jackson Browne parando em casa o tempo todo.”

Nelson: falem bem ou falem mal…

No entanto, os irmãos Nelson não se sentem mal pela óbvia associação ao hair metal da época. Gunnar e Matthew garantem que foi ideia deles próprios aparecer com aquele visual – e a intenção era justamente chamar a atenção, o que deu certo.

“Francamente, sabe, nosso pai tinha acabado de morrer e estávamos machucados por aquilo. Nós meio que tínhamos que nos encontrar, e fizemos isso – passamos algum tempo do outro lado do oceano, que foi de onde o visual veio. E o nosso negócio era ‘nos ame ou nos odeie, você vai saber quem nós somos’. E isso funcionou.”

Lançado em 26 de junho de 1990, “After the Rain” vendeu mais de 2 milhões de cópias somente nos Estados Unidos. O principal single, “(Can’t Live Without Your) Love and Affection”, chegou ao topo das paradas do país, enquanto a faixa-título atingiu a 6ª posição.

Leia também:  Korn, Gojira e Spiritbox anunciam turnê norte-americana na época do Knotfest Brasil

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasPor que o Nelson não era uma banda de hair metal, segundo...
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Interessado em música desde a infância, teve um blog sobre discos de hard rock/metal antes da graduação e é considerado o melhor baixista do prédio onde mora. Tem passagens por Ei Nerd e Estadão.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Curiosidades