Fãs do Napalm Death não podem se queixar de não serem avisados das posições ideológicas da banda – especialmente em se tratando do vocalista Mark “Barney” Greenway. Mas sempre tem alguém que acaba sendo surpreendido, além daqueles que acham que música e política não se misturam.
Porém, em uma nova entrevista ao RAMzine (transcrita pelo Blabbermouth), realizada durante o Download Festival, o cantor contestou a ideia de que o grupo tenha alguma plataforma específica.
“Bem, a questão é esta: eu diria que somos apolíticos. As ideias que realmente defendemos são humanas e deveriam transcender a política. Mas sim, eu pessoalmente sou politizado, venho da esquerda. Foi assim que cresci. Foi de onde minhas ideias vieram. Então, sim, é isso. É isso que somos – somos uma banda de ‘ideias humanas’.”
Greenway foi questionado ainda se já encontrou fãs que se declararam contrários a suas opiniões.
“De vez em quando você encontra pessoas que se opõem ao que você diz. Mas quer saber? Eu não estou aqui para forçar alguém a acreditar no que penso, não é esse o ponto. Porque isso é meio que uma armadilha. Procuro mostrar que há uma saída melhor. Não significa que estou aqui para dizer: ‘Você deve fazer o que eu digo e fazer o que eu faço’. Toda a essência de onde o Napalm Death busca as ideias é sobre a verdadeira liberdade, a anarquia pacífica.”
Napalm Death e Barney Greenway
Antes de entrar no Napalm Death, Barney era o frontman do Benediction, com quem gravou o álbum Subconscious Terror, em 1990. Paralelamente, trabalhava como engenheiro de motores. Se juntou ao grupo no mesmo ano, permanecendo desde então, exceto por uma breve saída entre 1996 e 1997, quando integrou o Extreme Noise Terror.
Inicialmente, seu apelido era Rubble, devido ao comportamento desastrado quando estava alcoolizado. A alusão ao personagem do desenho The Flintstones foi inevitável e Barney acabou sendo adotado de vez.
Greenway é vegetariano desde os 14 anos de idade, apoiando várias organizações que defendem os direitos dos animais, como a PETA. Em 2012 se tornou vegano.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.
Bons tempos de Benediction…ouvia muito nos K7 que eu tinha!!!! A verdade é que Napal é death metal Grindcore apenas no estilo mesmo, atitudes são de Punk…e o Punk está embutido no Metal, fato!!!! valeu!!!!