Aos 90 anos de idade, o compositor clássico John Williams já tem data para se aposentar. A confirmação veio do próprio, em contato com o NME. O motivo teve a ver com o protagonista do filme em que está trabalhando na trilha no momento em que esta matéria é redigida.
“No momento estou escrevendo a trilha para ‘Indiana Jones 5’. Harrison Ford, que é um pouco mais jovem do que eu, anunciou que irá se aposentar após esse filme. Pensei no assunto e concluí que se ele pode, eu também posso.”
No entanto, Williams deixou claro que essa não é uma questão irreversível em sua vida. De fato, ele até já possui planos futuros.
“Não quero que pensem que estou eliminando categoricamente qualquer atividade. Vou me afastar das trilhas sonoras de filmes, mas continuar trabalhando na música em geral. Atualmente estou escrevendo um concerto de piano para Emanuel Axe.”
Seu álbum mais recente é “A Gathering of Friends”, com o violoncelista Yo-Yo Ma, lançado no último dia 20 de maio. O trabalho conta com releituras para temas de produções como A Lista de Schindler, Munique e Lincoln.
Ao fim da entrevista, John falou sobre o futuro das trilhas. As possibilidades lhe empolgam, embora saiba que não estará presente para acompanhá-las.
“Adoraria estar por aqui daqui a 100 anos para ver o que as pessoas estão fazendo com filme, som e efeitos espaciais, auditivos e visuais. As possibilidades são imensas, eu acho.”
As trilhas sonoras de John Williams
Além de “Indiana Jones” – cujo filme derradeiro deve sair em 2023 –, John Williams é conhecido por trilhas de obras como “Star Wars”, “Jurassic Park” e “Harry Potter”. Em toda a carreira, ganhou 25 Grammy e 5 Oscars – tendo sido indicado 52 vezes, ficando atrás apenas de Walt Disney no número de indicações.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.