Geddy Lee foi convidado a citar seu álbum preferido do Pink Floyd durante entrevista ao The Quietus, em 2012 (resgatada pelo Rock and Roll Garage). O baixista, tecladista e vocalista do Rush fugiu das escolhas óbvias e previsíveis, citando um ponto de mudança na carreira do grupo britânico.
“‘Meddle’ foi o último álbum do Pink Floyd antes de entrarem na sequência de clássicos. Antes de seus grandes discos. Mas foi o show deles em Toronto que me cativou e incendiou a imaginação. Eles abriram tocando esse disco na íntegra e imediatamente pude sentir que as possibilidades eram imensas para a banda.
Foi realmente emocionante porque você poderia dizer que algo único estava acontecendo. Para onde eles iriam em seguida? Meddle foi um grande precursor de Dark Side of the Moon. Já existiam ecos genuínos disso. Continua a ser o meu favorito por causa desse timing. Aquele momento em que um artista realmente começa a atingir seu pico. Já conhecia o Floyd de Syd Barrett, mas, no sentido musical, era uma época diferente, uma banda diferente.”
Pink Floyd e “Meddle”
Lançado em 31 de outubro de 1971, “Meddle” é o sexto trabalho de estúdio do Pink Floyd. Serve como referência para a transição da sonoridade psicodélica dos primórdios para uma abordagem progressiva.
A banda usou três estúdios de Londres para obter as sonoridades que buscava: Abbey Road, AIR e Morgan. A faixa “Fearless” traz um registro da torcida do Liverpool cantando “You’ll Never Walk Alone”. Já “Seamus” tem participação do cachorro de Steve Marriott (Small Faces, Humble Pie).
A capa traz uma orelha embaixo d’água recebendo ondas sonoras. A foto foi feita por Bob Dowling. A direção ficou a cargo de Storm Thorgerson, da Hipgnosis.
“Meddle” chegou ao 3º lugar da parada britânica e vendeu mais de 7 milhões de cópias mundo afora.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.
PINK FLOYD…Uma das melhores bandas do estilo!!!! valeu!!!!
Us and tem para mim e um delírio