Atenção: Alan White, baterista do Yes, morreu aos 72 anos de idade. Clique aqui para mais informações. O texto original sobre seu afastamento da turnê, publicado anteriormente no site, foi mantido da forma original abaixo.
O Yes confirmou que o baterista Alan White não participará da próxima turnê, comemorando 50 anos do álbum “Close to the Edge”. Sem entrar em detalhes, a banda citou “problemas de saúde” como a causa.
Não é a primeira vez que o músico se ausenta dos trabalhos pelo motivo. Entre 2016 e 2017, ele já havia ficado de fora por um período.
Assim como à época, ele será substituído por Jay Schellen, que possui currículo cheio de parcerias dentro da “família Yes”, já tendo participado do Asia, Circa, Yoso, World Trade e até mesmo o Badfinger na mesma época que o tecladista Tony Kaye. Também integrou Hurricane e Unruly Child, entre outros.
A turnê começa pelo Reino Unido no próximo mês. Os shows terão produção visual de Roger Dean, parceiro do grupo em várias de suas lendárias capas de discos. Completam a formação atual o vocalista Jon Davison, o guitarrista Steve Howe, o baixista Billy Sherwood e o tecladista Geoff Downes.
Sobre Alan White
Nascido no dia 14 de junho de 1949, Alan White começou a carreira como músico de estúdio. Seu destaque foi tanto que recebeu um convite de John Lennon para se juntar à Plastic Ono Band, em 1969. A parceria rendeu performances ao vivo e em discos como “Imagine”, além de “All Things Must Pass”, de George Harrison.
Em 1972, foi convidado a se juntar o Yes, que havia perdido Bill Bruford após o lançamento do álbum “Close to the Edge”. Na mesma semana, White havia recebido propostas do Jethro Tull e America. Exceção a Chris Squire, baixista falecido em 2015, Alan é o membro com mais tempo ininterrupto na banda.
Também tocou com nomes como Joe Cocker, Paul Kossoff, Terry Reid, The Ventures e Ginger Baker. Seu único álbum solo, Ramshackled, saiu em 1976.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.