Robert Plant foi perguntado durante entrevista à revista Veja, realizada em 2020, se já havia se impressionado ao escutar alguma regravação para músicas do Led Zeppelin.
O cantor lembrou um grupo que obteve bastante repercussão à época de seu surgimento: o Dread Zeppelin.
“Teve uma banda chamada Dread Zeppelin, que tocava covers de rock em ritmo de reggae com o vocalista fantasiado de Elvis. Eles fizeram um cover de ‘Heartbreak Hotel’ e incluiu um solo de ‘Heartbreaker’ na sua versão. Ficou muito bom. Tem também o álbum ‘Hairway to Steven’ (do Butthole Surfers), que foi outro excelente exemplo.”
Porém, houve uma paródia em específico que trouxe incômodos, tanto para os representantes do grupo quanto para os músicos que fizeram o registro.
“E, claro, houve ainda ‘Gilligan’s Island (Stairway)’, que igualmente foi ótima, usando a nossa ‘Stairway to Heaven’ numa paródia do tema de abertura da série (‘Gilligan’s Island’, de 1964, conhecida no Brasil como ‘A Ilha Dos Birutas’). Mas não levou muito tempo para nossos advogados se livrarem dessa. Processamos a banda, que teve de recolher todas as cópias do disco com o cover das lojas.”
Led Zeppelin, Dread Zeppelin e Little Roger
O Dread Zeppelin existe desde 1989 e já lançou uma série de trabalhos, entre álbuns, singles e registros ao vivo. “Hairway to Steven” é o quarto álbum do Butthole Surfers, disponibilizado em 1988.
Já “Gilligan’s Island (Stairway)” foi um single da banda Little Roger and the Goosebumps, lançado em 1978. Após a resolução dos imbróglios jurídicos, ela saiu novamente no século atual, com o título alterado para “Stairway to Gilligan’s Island”.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.
Pra processar outra bandas eles são bons, mas pra receberem processos sobre os plágios deles, aí passam pano.