Uma das intros mais conhecidas e emblemáticas da história do rock e metal é a de “Mr. Crowley”, criada por Don Airey para o primeiro disco solo de Ozzy Osbourne, “Blizzard of Ozz”. É um daqueles casos onde basta citar o nome da canção e a associação automática vem à cabeça.
Em entrevista à Rolling Stone, o atual tecladista do Deep Purple relembrou como a inspiração surgiu.
“Eles me mostraram a música e disseram que precisavam de algum tipo de intro. Ficaram todos parados me olhando, parecia um júri. Pedi que saíssem e voltassem em trinta minutos. Quando voltaram, mostrei o resultado e Ozzy falou que era como se eu tivesse lido os pensamentos do que ele queria.”
O resultado final soa pouco diferente da ideia que Don Airey teve.
“Adicionei mais alguns detalhes, mas não mexi muito. Não havia mais o que fazer, a guitarra já ditava todo o ritmo e não queria estragá-la.”
Ozzy Osbourne, Don Airey e “Blizzard of Ozz”
Lançado em 20 de setembro de 1980, “Blizzard of Ozz” vendeu mais de 4 milhões de cópias só nos Estados Unidos, além de ter chegado ao top 10 na parada britânica. Todas as faixas foram creditadas ao trio Ozzy Osbourne, Randy Rhoads e Bob Daisley. Além de “Mr. Crowley”, Don Airey alega também ter criado partes de “Revelation (Mother Earth)”.
O currículo do tecladista ainda inclui bandas como Rainbow, Air Pavillion e Colosseum II. Também participou como convidado especial em álbuns do Judas Priest, Black Sabbath, Bruce Dickinson e Saxon, entre outros.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.
classico maravilhoso do madman que contém uma das maiores introduções em teclado da historia do rock e o mais belo e melódico solo de guitarra da história da música