Após Joni Mitchell, foi a vez de Nils Lofgren manifestar apoio a Neil Young retirando seu material do Spotify.
O membro do Crazy Horse (banda que acompanha Neil há décadas) e da E Street Band de Bruce Springsteen se juntou aos artistas que protestam contra o fato de a plataforma permitir a disseminação de conteúdo com informações falsas sobre a pandemia. O alvo principal é o podcast The Joe Rogan Experience, que tem aberto espaço para convidados antivacina e contrários às medidas de proteção sanitária.
Em nota divulgada no site de Young, Lofgren declarou:
“Dias atrás, minha esposa Amy e eu soubemos da luta de Neil e Daryl Hannah a favor de milhares de profissionais da saúde, cientistas, médicos e enfermeiros, advertindo o Spotify por promover mentiras e desinformações que adoecem e matam pessoas. Não dá para dar as costas a essas mulheres e homens heroicos, que dedicam a vida a nos curar e salvar em troca de dinheiro e poder. Ouvimos e estamos ao lado deles
Enquanto escrevo esta carta, já retirei meus últimos 27 anos de músicas da plataforma. Estou entrando em contato com minhas antigas gravadoras para que o resto também seja removido. Espero que honrem meu pedido, com os parceiros de Neil o fizeram.”
No fim do ano passado, 270 médicos, cientistas e especialistas na área da saúde assinaram carta aberta pedindo ao Spotify que excluísse das playlists o podcast The Joe Rogan Experience devido às “teorias da conspiração infundadas” do apresentador e “o histórico de transmissão de desinformação”.
Sobre Nils Lofgren
Nils Lofgren participou do Crazy Horse no início dos anos 1970, retornando em 2018 e gravando os discos mais recentes de Neil Young, “Colorado” (2019) e “Barn” (2021). Também acompanha Bruce Springsteen com a E Street Band desde 1984. Foi induzido ao Rock and Roll Hall of Fame por sua carreira em 2014.