O cantor Neil Young pediu que suas músicas sejam retiradas do Spotify. O motivo alegado é o fato de a plataforma dar espaço para negacionistas disseminarem informações falsas sobre vacinas durante a pandemia.
Em carta aberta enviada aos seus representantes e publicada inicialmente na Rolling Stone, o músico deixou claras suas intenções.
“Estou fazendo isso porque o Spotify está espalhando informações falsas sobre vacinas, potencialmente causando mortes entre aqueles que acreditam nas desinformações que eles disseminam.
Por favor, ajam imediatamente e me mantenham informados. Quero todas as minhas músicas removidas da plataforma imediatamente. Eles podem ter Rogan (Joe Rogan, humorista e podcaster que vem sendo criticado por dar voz ao negacionismo desde o início da pandemia) ou Young. Não os dois.”
No fim do ano passado, 270 médicos, cientistas e especialistas na área da saúde assinaram carta aberta pedindo ao Spotify que excluísse das playlists o podcast The Joe Rogan Experience devido às “teorias da conspiração infundadas” do apresentador e “o histórico de transmissão de desinformação”.
Neil Young vs. Spotify
Não é a primeira vez que Neil Young pede a remoção de sua obra do Spotify. Em 2015, ele já as havia tirado desta e de outras plataformas de streaming em protesto pela baixa qualidade de áudio. A discografia retornou no ano seguinte.
Além de defender as vacinas publicamente, Young já declarou que não voltará a fazer turnês até que haja segurança para si e o público.
Eu amo Neil Young!!!
Keep on Rockin’ in the Free World!