A retomada da indústria dos discos de vinil é uma realidade consolidada – mesmo que nunca venha a ter o mesmo impacto de outrora. Indicadores recentes mostram que as vendas crescem a cada ano. Em um dos mercados mais importantes, o do Reino Unido, David Bowie é o artista que se destaca como o mais comercializado.
De acordo com publicação de Alan Jones, analista do Music Week, o cantor falecido em 2016 vendeu 582.704 cópias desde o início do século. Os Beatles estão em segundo, com 535.596 LPs.
Considerando os dois últimos anos, o Camaleão tem 134.237 álbuns vendidos. O Fab Four também ocupa a vice-liderança no espaço de tempo, com 113.613 bolachões.
Considerando apenas 2021, a vitória é dos Beatles, com 58.567 plays comercializados. Taylor Swift vem em segundo com 56.917, enquanto Bowie fica com a terceira posição, tendo vendido 53.181 discos.
Ao que tudo indica, Adele deve ficar no topo em 2022. Seu álbum mais recente, “30”, já havia vendido 318 mil cópias em vinil nos Estados Unidos, o que deve se refletir em terras britânicas. A cantora chegou a causar um congestionamento nas prensas das produtoras.
Especificamente falando sobre Bowie, Alan credita a constância em suas vendas pelos relançamentos da discografia, além de materiais inéditos que pipocam constantemente.
No último dia 7 de janeiro, por exemplo, saiu a edição de 50 anos do álbum “Hunky Dory” em picture LP. Além do tracklist original, o trabalho com uma mixagem alternativa da música “Changes”.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.