“30”, novo álbum da cantora Adele, está causando frisson não apenas entre os fãs, mas junto a outros artistas que lançarão seus álbuns em datas próximas. Isso porque o trabalho, que sai dia 19 de novembro, está atrasando as prensagens de discos de vinil em todo o mundo devido à alta demanda.
De acordo com a revista Variety, 500 mil cópias já foram produzidas no formato, o que quase certamente fará com que o disco quebre recordes em sua semana de lançamento.
O cantor Ed Sheeran, em entrevista à rádio australiana Kiss 95.1 FM, falou rapidamente sobre o assunto.
“Basicamente, Adele reservou todas as fábricas de vinil do mundo pelos últimos meses. Precisei encontrar um intervalo na agenda dela para encaixar a prensagem do meu. Coldplay, Taylor Swift, Abba e Elton John também estão esperando. Só há três grandes empresas do ramo no planeta atualmente. Então, você precisa marcar com bastante antecedência.”
Discos de vinil em alta
Recentemente, o New York Times publicou artigo relacionando os atrasos operacionais com o aumento da popularidade do formato, que vendeu quase o dobro no primeiro semestre de 2021 em comparação ao mesmo período no ano passado. Ben Blackwell, que trabalha na Third Man Records, fundada por Jack White, exaltou os resultados ao jornal.
“Estou bravo porque Olivia Rodrigo vendeu 76 mil cópias de vinil de seu álbum? De jeito nenhum! Isso é o que sonhamos quando começamos o Third Man. Os maiores artistas da linha de frente estão todos promovendo o vinil e os jovens compraram a ideia.”
Quarto álbum de estúdio de Adele, “30” foi gravado entre 2018 e 2021. Vários produtores se envolveram no processo, incluindo nomes como Greg Kurstin, Tobias Jesso Jr., Max Martin e Shellback. As letras abordam temas como o divórcio da cantora, a maternidade e as pressões na vida pessoal causadas pela fama.