O novo documentário “The Beatles and India”, que acaba de ser lançado (clique para saber onde assistir), explora o legado dos Beatles desde o tempo culturalmente inovador que passaram na Índia em 1968. A trilha sonora, composta de músicas dos Beatles criadas durante sua estadia em Rishikesh, norte do paiís, também está disponível nas plataformas de streaming.
“The Beatles and India” é definido como “uma crônica histórica do duradouro caso de amor entre os Beatles e a Índia, que começou há mais de meio século”.
Imagens raras, gravações e fotografias, relatos de testemunhas oculares e comentários de especialistas, juntamente com fotos por toda a Índia, trazem à vida a fascinante jornada de George Harrison, John Lennon, Paul McCartney e Ringo Starr, de suas vidas de celebridades ao ashram no Himalaia em busca de felicidade espiritual, que inspira uma explosão de composições criativas.
A proposta é explorar como a Índia moldou o desenvolvimento da maior banda de rock de todos os tempos e seu próprio papel ligando duas culturas muito diferentes.
O projeto
Com inspiração no livro de Ajoy Bose, “Across The Universe – The Beatles In India”, o empresário britânico-indiano Reynold D’Silva busca levar a saga mais longe ao produzir a estreia de Bose na direção. O cineasta firmou parceria com o pesquisador cultural e codiretor Pete Compton para a apresentação audiovisual.
“The Beatles and India” ganhou o prêmio de melhor filme pelo público e melhor música no UK Asian Film Festival deste ano. Como parte da seleção oficial do festival, o filme foi exibido no Festival de Documentário de Thessaloniki (Grécia) em junho e estará no Film Fest Gent (Bélgica) e no Festival Internacional de Cinema de Valladolid (Espanha) em outubro.
A trilha sonora
Coincidindo com o lançamento completo do filme, chega um álbum lançado via Silva Screen Records, “Songs Inspired By The Film The Beatles and India”, que apresentará interpretações de músicas em que os Beatles foram inspirados a escrever em seus tempos na Índia, por artistas indianos contemporâneos.
O disco é uma evidência do legado desse cruzamento cultural e apresenta uma seleção de artistas indianos (Vishal Dadlani, Kiss Nuka, Benny Dayal, Dhruv Ghanekar, Karsh Kale, Anoushka Shankar, Nikhil D’Souza, Soulmate e muitos outros), todos trazendo seus próprios estilos musicais, bem como influências e técnicas contemporâneas e clássicas indianas.
Há, diga-se de passagem, versões para canções compostas pelos Beatles durante sua estadia em Rishikesh, incluindo “Mother Nature’s Son”, “Revolution”, “Sexy Sadie”, “Dear Prudence”, “Child of Nature”, entre outros.
Ouça a seguir, via Spotify.
The Beatles and India – trilha sonora
- Tomorrow Never Knows – Kiss Nuka
- Mother Nature’s Son – Karsh Kale / Benny Dayal
- Gimme Some Truth – Soulmate
- Across The Universe – Tejas / Maalavika Manoj
- Everybody’s Got Something To Hide (Except Me And My Monkey) – Rohan Rajadhyaksha / Warren Mendonsa
- I Will – Shibani Dandekar / Neil Mukherjee
- Julia – Dhruv Ghanekar
- Child Of Nature – Anupam Roy
- The Inner Light – Anoushka Shankar / Karsh Kale
- The Continuing Story Of Bungalow Bill – Raaga Trippin
- Back In The USSR – Karsh Kale / Farhan Ahktar
- I’m So Tired – Lisa Mishra / Warren Mendonsa
- Sexy Sadie – Siddharth Basrur / Neil Mukherjee
- Martha My Dear – Nikhil D’Souza
- Norwegian Wood (This Bird Has Flown) – Parekh & Singh
- Revolution – Vishal Dadlani / Warren Mendonsa
- Love You To – Dhruv Ghanekar
- Dear Prudence – Karsh Kale / Monica Dogra
- India, India – Nikhil D’Souza