O Måneskin retorna com um novo single nas plataformas digitais. Intitulada “Mammamia”, a música tem produção assinada por Fabrizio Ferraguzzo junto da própria banda.
Em material de divulgação, o grupo afirma que “Mammamia” foi gravada ao vivo para manter o som “em estado natural e irregular”. Os músicos apontam, ainda, que a faixa mescla elementos de dance e club junto ao rock típico.
A letra, com tom irônico, fala sobre “a percepção das pessoas sobre o seu comportamento, embora suas intenções e pensamentos sejam, na verdade, diferentes”.
Ouça “Mammamia” a seguir, via YouTube, ou clique para conferir em outras plataformas digitais.
Após estourar em popularidade com a música “Beggin'”, cover do Four Tops, na rede social TikTok, o Måneskin anunciou uma turnê europeia para 2022. Chamada “Loud Kids”, a excursão apresentou datas por vários países – e os ingressos se esgotaram em duas horas.
Datas da turnê “Loud Kids”
- 6 de fevereiro – Londres, Reino Unido
- 10 de fevereiro – Bruxelas, Bélgica
- 12 de fevereiro – Cidade de Luxemburgo
- 15 de fevereiro – Varsóvia, Polônia
- 18 de fevereiro – Viena, Áustria
- 21 de fevereiro – Paris, França
- 24 de fevereiro – Zurique, Suíça
- 26 de fevereiro – Berlim, Alemanha
- 28 de fevereiro – Praga, República Tcheca
- 1o de março – Budapeste, Hungria
- 3 de março – Amsterdã, Holanda
- 7 de março – Kiev, Ucrânia
- 9 de março – Moscou, Rússia
- 11 de março – São Petersburgo, Rússia
- 13 de março – Tallinn, Estônia
- 14 de março – Riga, Letônia
Sobre o Måneskin
Se você acompanha o noticiário musical em 2021, é bem difícil que tenha passado batido pelos italianos do Måneskin.
Vencedores do concurso Eurovision desse ano, bem como de outras premiações, a banda de rock está bombando na internet de modo geral, tanto no streaming como em aplicativos como o TikTok. A sonoridade está longe de ser algo que vá mudar o mundo, mas parece ter caído no gosto do público.
Formado em 2015, em Roma, o Måneskin (termo dinamarquês para “luar”) é formado pelo vocalista Damiano David, o guitarrista Thomas Raggi, a baixista Victoria De Angelis e o baterista Ethan Torchio. O repertório aposta em um hard rock bem direto, com covers de clássicos do rock e do pop, além de músicas autorais, que já renderam dois álbuns e um EP.
O grupo começou a chamar a atenção em 2017, quando ficou em segundo lugar na versão italiana do reality show musical “X Factor”. No fim do mesmo ano, eles assinaram contrato com a gravadora Sony Music e lançaram um EP intitulado “Chosen”.
O álbum de estreia, “Il Ballo della Vita”, chegaria em 2018. Porém, só em 2021 a banda cairia no gosto do público, vencendo concursos e ganhando fama na internet.
Do Eurovision ao TikTok
Em 2021, o Måneskin lançou o seu segundo álbum, “Teatro d’ira: Vol. I”. Com ele, enfim, veio o sucesso. O grupo venceu em casa o Festival da Canção de Sanremo, prêmio que até mesmo Roberto Carlos já recebeu, cantando em italiano.
Eles também foram escolhidos para representar a Itália no Eurovision, tradicional premiação do velho continente que já teve nomes como ABBA e os hard rockers finlandeses do Lordi entre seus vencedores.
Concorrendo com a música “Zitti e Buoni”, que fala da noite romana, a banda caiu nas graças do público conquistou o prêmio do Eurovision graças ao voto popular, mas não sem um pouco de polêmica. O vocalista Damiano David teve que ser submetido a uma espécie de teste “antidoping” para receber o troféu, tendo que provar que não estava sob efeito de drogas.
A partir daí, os italianos se tornariam um fenômeno, alcançando recentemente o primeiro lugar no Spotify, superando até mesmo Olivia Rodrigo, que está em alta com seu disco “Sour”.
As polêmicas continuariam, com postagens nas redes sociais e um beijo entre Damiano e o guitarrista Thomas Raggi em plena TV da Polônia, país que costuma ter restrições em relação aos direitos da comunidade LGBTQIA+. Nada disso, porém, foi o suficiente para abalar a popularidade do Måneskin.
Nas redes sociais, a popularidade da banda segue cada vez maior. A música “Beggin’”, cover do The Four Seasons com o qual a banda se apresentou no “X Factor” em 2017, tornou-se uma febre do TikTok.
A faixa virou trilha sonora para uma infinidade de vídeos divertidos feitos pelos usuários, que aproveitam o refrão para impactar os espectadores. Veja alguns exemplos: