A BBC Two exibe em novembro o documentário “Freddie Mercury: The Final Act”. A obra cobre o período que vai do último show do Queen – realizado dia 9 de agosto de 1986 em Knebworth, Inglaterra – até o tributo em homenagem ao falecido vocalista, que ocorreu no Estádio de Wembley, Londres, dia 20 de abril de 1992.
Além dos colegas de banda, familiares e amigos, músicos que participaram do espetáculo celebrando a obra do cantor também deram entrevista à produção. Entre eles, estão nomes como Roger Daltrey (The Who), Gary Cherone (Extreme), Joe Elliott (Def Leppard) e Lisa Stansfield.
O filme também analisa o impacto que a figura de Freddie, uma das primeiras celebridades mundiais a admitir ser soropositivo, teve na conscientização mundial sobre o HIV. Médicos, pacientes e propagadores de campanhas pró-direitos humanos destacam o papel de Mercury na luta.
James Rogan, diretor do especial, destaca:
“Fazer ‘Freddie Mercury: The Final Act’ foi uma jornada extraordinária para o capítulo final de um dos maiores ícones do rock. Trabalhar com o Queen e ver os bastidores de algumas de suas maiores performances foi um privilégio raro.
Igualmente importante foi falar com as pessoas que viveram durante o olho da tempestade no surgimento do HIV em um contexto social. A morte de Freddie e a homenagem organizada para ele ajudaram a mudar a consciência global desta doença terrível em um momento crítico.”
Freddie Mercury: The Final Act
As datas oficiais das exibições de “Freddie Mercury: The Final Act” serão confirmadas nos próximos dias. Ainda não há previsão de quando o documentário será distribuído para outras partes do planeta.