Se você acessa a internet há algum tempo, é bem provável que você já tenha caído no meme “Rickroll”, ao clicar em algum link com outra finalidade e acabar sendo levado ao clipe de “Never Gonna Give You Up”, de Rick Astley. O hit, original de 1987, reconquistou popularidade nos últimos anos graças à brincadeira, que começou em 2007.
O meme provocou um efeito tão curioso na carreira de Rick Astley que o lendário clipe de “Never Gonna Give You Up” bateu a marca de 1 bilhão de visualizações no YouTube. Certamente, boa parte desse número foi conquistado por intermédio do “Rickroll”.
Em uma publicação nas redes sociais, o próprio Rick Astley celebrou a marca, em um vídeo gravado à beira de um lago, e anunciou que o single seria relançado em formato especial.
“Fui informado que ‘Never Gonna Give You Up’ foi tocada 1 bilhão de vezes no YouTube. Isso é surpreendente. O mundo é um lugar incrível e belo e sou muito sortudo.”
Veja a seguir – e não, o vídeo não é um “Rickroll”:
O single está sendo disponibilizado em um formato limitado, em vinil de 7 polegadas. Ao todo, serão feitas apenas 2,5 mil cópias, todas com um autógrafo do cantor.
Rick Astley e o nascimento do Rickroll
Lançada originalmente no álbum de estreia de Rick Astley, “Whenever You Need Somebody” (1987), a música “Never Gonna Give You Up” foi um sucesso na época de seu lançamento. De pegada dance/pop, a faixa chegou ao topo das paradas de pelo menos 9 países, incluindo Estados Unidos e Reino Unido, e conquistou um Brit Awards, em 1988, na categoria Single Britânico do Ano.
Duas décadas depois, o hit virou motivo de piada através do “Rickroll”. A brincadeira consiste, basicamente, em redirecionar links disfarçados para o clipe de Rick Astley. Um exemplo: alguém anuncia que Ozzy Osbourne morreu e diz que a notícia foi confirmada neste link. Instantaneamente, você clica – e cai no videoclipe.
O “Rickroll” surgiu em fóruns da internet em meados de 2007, como parte do 1º de abril, o dia da mentira em vários países. A partir daí, o meme se espalhou de tamanha forma que o próprio YouTube participou da zoeira no dia da mentira de 2008, redirecionando alguns vídeos de sua página principal para “Never Gonna Give You Up”.
O recorde de 1 bilhão de visualizações no YouTube foi batido, justamente, no último dia 1º de abril – em mais uma daquelas coincidências que só acontecem na internet.
Vale destacar que o próprio Rick Astley entrou na brincadeira várias vezes. Em 2008, auge do “Rickroll”, ele interrompeu a parada de Ação de Graças de Nova York em 2008 para entrar cantando seu maior sucesso. Confira: