O perfil do Iron Maiden nas redes sociais compartilhou o que parece ser uma prévia de um anúncio importante. Em um vídeo, o vocalista Bruce Dickinson cita a data de 15 de julho – próxima quinta-feira – em tom enigmático, declarando que todos estão “convidados”, mas as mães dessas pessoas não poderão comparecer.
Na filmagem, Bruce diz:
“15 de julho. Chuva ou brilho, Céu ou Inferno, Homem ou Besta. Você está convidado para a Festa de Salazar… mas a sua mãe não pode vir.”
Assista:
O vídeo se aproveita da mesma referência que a banda tem feito à narrativa bíblica “Belshazzar’s Feast” (“A festa de Salazar”), também conhecida como “the writing on the wall” (“os escritos na parede”). Há dias, tanto o Maiden, em seus perfis na web, como fãs estão discutindo a ligação entre a história religiosa com um possível novo álbum do grupo.
Não entendeu? Na verdade, ninguém entendeu, mas a história será explicada a seguir.
Novo álbum do Iron Maiden – as especulações
Entrevista de Bruce Dickinson
Uma recente entrevista de Bruce Dickinson à Sky News deu início às enigmas especulações em torno de um próximo álbum do Iron Maiden. Na ocasião, o vocalista divulgava seu espetáculo de spoken-word, relacionado à sua autobiografia, “Para que serve esse botão?”.
Ao longo do bate-papo, Dickinson disse que o Maiden logo anunciaria novidades. “Não posso falar sobre o que fizemos, é um segredo… mas não por muito tempo”, afirmou.
Uma das entrevistadoras pediu uma pista ao cantor, que respondeu de forma enigmática. “Não posso (dar uma pista). Não posso falar o que é, mas está bem na sua frente. De qualquer jeito, deixa para lá (risos). Você gosta de palavras cruzadas / quebra-cabeças? Estou me metendo em encrenca”, declarou ele, que estava em uma espécie de teatro usando uma camiseta e uma jaqueta jeans.
Como não havia muito a se observar “na frente” dos espectadores, internautas começaram a analisar a camiseta que Bruce utilizava. A peça de roupa trazia os escritos “Belshazzar’s Feast”, em referência à narrativa bíblica “A Festa de Belsazar” – a história também é chamada de “the writing on the wall”, ou “os escritos na parede”.
Em sigla, “writing on the wall” seria “WOTW”, mesma abreviação presente em uma arte da etapa 2022 da turnê “Legacy of the Beast”. Fãs já imaginavam que essa sequência de letras poderia indicar um lançamento futuro. A hipótese, claro, acaba de “esquentar”.
A entrevista de Frank Turner
Soma-se isso a uma recente entrevista do músico britânico Frank Turner à Total Rock Radio durante o Download Festival. O artista foi perguntado sobre um novo álbum do Iron Maiden – o que já parece aleatório por si só – e, ao responder, abriu seu moletom e mostrou estar com a mesma camiseta usada por Bruce Dickinson na entrevista ao Sky News.
O momento pode ser conferido no vídeo a seguir, a partir do 9° minuto.
No Twitter, o usuário @bels_feast, identificado apenas como Daniel (mesmo nome do homem que decifra um enigma na história “A Festa de Belsazar”), perguntou a Frank Turner sobre a camiseta. O músico, curiosamente, respondeu ao tweet do internauta, dizendo: “Não faço ideia, (a camiseta) apenas apareceu em meu camarim”.
O perfil @bels_feast
O perfil @bels_feast, aliás, segue apenas 16 contas – cada uma delas com referência a algum dos 16 discos de estúdio do Iron Maiden. Veja:
Além disso, esse mesmo usuário publicou um pôster que surgiu em algum lugar do Download Festival com a mesma arte presente nas camisetas de Bruce Dickinson e Frank Turner. Novamente, “A Festa de Belsazar” é citada, agora também com uma referência ao número 17 – o próximo álbum do Maiden seria o décimo-sétimo de sua carreira.
- IMXVII: IM = Iron Maiden; XVII = 17, sendo que o próximo álbum será o 17º álbum de estúdio da banda.
- 15/07: uma possível data de um anúncio (17 dias a partir de 28/06, dia que Bruce apareceu com a camiseta pela primeira vez).
Todas as informações apresentadas a seguir são apenas especulações. De oficial, mesmo, há apenas a entrevista de Bruce Dickinson à Sky News, apontando que novidades sobre o Iron Maiden serão divulgadas em breve.
A banda entra na brincadeira
Em meio a tantas especulações, o próprio Iron Maiden resolveu entrar na brincadeira, compartilhando capas de álbuns com referências a “WOTW’ e “A Festa de Salazar”, especificamente à arte presente na camiseta de Bruce Dickinson em sua entrevista à Sky News.
Rumores anteriores
Já faz algum tempo que circulam rumores a respeito de um possível novo álbum do Iron Maiden. O boato ganhou força quando, no fim de 2019, o produtor de longa data da banda, Kevin Shirley, divulgou uma retrospectiva sobre o ano que mencionava um trabalho de 3 meses em Paris “em um projeto sem nome, mas não tão secreto”.
Sites mantidos por fãs já haviam antecipado, meses antes, que o Iron Maiden estava finalizando seu novo álbum de estúdio. Os seguidores da banda chegaram a essa conclusão após perceber que os integrantes do Maiden, as esposas dos músicos e Kevin Shirley estavam em Paris ao mesmo tempo.
Em um show da etapa norte-americana da turnê “Legacy of the Beast”, em Oakland, Estados Unidos, em setembro de 2019, Bruce Dickinson indicou que o Iron Maiden lançaria músicas novas “mais cedo do que” os fãs pensavam. Em outra apresentação, em Nashville, Dickinson chegou a dizer que um novo álbum do grupo era “uma certeza”.
O trabalho de estúdio mais recente do Maiden é “The Book of Souls”, divulgado em 2015. A banda está escalada para a próxima edição do Rock in Rio, reagendada para 2022.