Faz algum tempo que o rock não vive mais o auge de sua popularidade. Curiosamente, porém, isso não se reflete nas estatísticas de vendas de discos físicos.
Ainda que o gênero esteja vivendo uma entressafra, sem grandes bandas surgindo nos dias de hoje em comparação a outros momentos, os medalhões ainda conquistam altos números de vendas em mídia física. Os fãs do estilo ainda prezam por obter produtos como CDs e discos de vinil.
De acordo com um novo relatório do Chart Data, dos 10 artistas que mais venderam álbuns físicos nos Estados Unidos em 2021 até o momento, nove são do rock. A marca impressiona, já que se observarmos a Billboard 200, principal parada americana – e que também contabiliza o streaming – o álbum de rock mais popular atualmente é a coletânea “Greatest Hits”, do Queen, que ocupa o 16º lugar apenas.
O cenário é bem mais favorável ao rock quando se olha o Pure Album Sales, ranking que só leva em conta a venda de discos físicos. O primeiro lugar também fica com outro estilo – o fenômeno do k-pop, BTS –, todavia, depois disso, medalhões como Beatles, AC/DC e Metallica seguem dando o tom o tom quando se fala de CDs e LPs.
Embora os dados considerem apenas os números dos Estados Unidos, é importante destacar que o país americano é o principal mercado musical do mundo. Geralmente, as tendências de vendas nos EUA são reproduzidas em outras regiões do globo.
Confira, a seguir, o ranking dos artistas que mais venderam discos físicos em 2021, até agora, nos Estados Unidos, segundo o Chart Data.
Artistas que mais venderam discos físicos nos Estados Unidos em 2021 (até agora)
- BTS
- Beatles
- Metallica
- Queen
- Fleetwood Mac
- Pink Floyd
- AC/DC
- Nirvana
- Foo Fighters
- Led Zeppelin