“Animalize Live Uncensored”, o show do Kiss que só saiu em DVD (pirata) no Brasil

Em 1985, o Kiss lançava seu primeiro home video oficial, intitulado “Animalize Live Uncensored”, ainda em VHS. Mas você sabia que esse show nunca foi lançado oficialmente em DVD? Isso mesmo: a versão que circula no Brasil é pirata.

  • Leia mais sobre:
  • Kiss

Em 1985, o Kiss lançava seu primeiro home video oficial, intitulado “Animalize Live Uncensored”, ainda em VHS. O material foi gravado em um show no Cobo Hall, em Detroit, local que foi considerado uma das “casas” do Kiss, no dia 8 de dezembro de 1984.

Curiosamente, o vídeo nunca foi lançado oficialmente em DVD. Há uma versão no Brasil que ficou famosa, sendo vendida até mesmo em bancas de jornal e supermercados, mas que não é oficial – trata-se de uma cópia de um laserdisc do Japão.

- Advertisement -

A estreia oficial de Bruce Kulick

Inicialmente, o show que originou “Animalize Live Uncensored” não estava programado para se tornar um home video. A performance foi filmada com equipamento profissional porque teve transmissão pela MTV nos Estados Unidos.

A situação acabou representando feliz coincidência, já que a apresentação foi a primeira de Bruce Kulick como membro oficial do Kiss. O guitarrista vinha sendo usado como um “reserva de luxo” na turnê de “Animalize” (1984), já que o titular, Mark St. John, sofria de problemas de saúde que o impediram de realizar quase toda a turnê.

Enfim, o Kiss estava com uma formação estável, que duraria até a morte do baterista Eric Carr, em 1991. Isso se reflete já nesse show, dado o entrosamento do quarteto.

Leia também:  O verdadeiro rei do rock, segundo Dave Grohl: “f.da-se Elvis”
https://www.youtube.com/watch?v=Efj1toFAaM8

O repertório também agrada bastante, pois abrange muito da carreira da banda até aquela época. A execução, por sua vez, chama atenção hoje em dia pelo andamento acelerado das músicas, algo comum nas apresentações ao vivo do grupo nos anos 1980, além do uso de instrumentos afinados de forma mais aguda, meio tom acima das gravações deles na década de 1970.

No mais, temos um bom registro da banda com Eric Carr na bateria, que também assume os vocais das músicas “Young and Wasted” (“Lick It Up”, 1983) e “Black Diamond” (“Kiss”, 1974). Bruce Kulick toca com competência e demonstra muita técnica na guitarra, mas, claramente, ainda estava se adaptando à performance de palco do Kiss.

O vocalista e baixista Gene Simmons chama a atenção pelo visual, sempre meio deslocado na fase sem maquiagem. O também cantor e guitarrista Paul Stanley rouba a cena, outro ponto comum nesse período da banda.

https://www.youtube.com/watch?v=Idnmk0cl87M

O DVD brasileiro

Para o público brasileiro, que durante muito tempo pôde adquirir o vídeo com facilidade, alguns outros detalhes de “Animalize Live Uncensored” também chamam atenção.

Leia também:  A curiosa razão pela qual Ace Frehley só cantava deitado

O “Uncensored” (“Sem censura”) no título não é a toa, já que o vocalista e guitarrista Paul Stanley, que sempre teve o hábito de conversar muito com o público, estava especialmente afiado para piadas de duplo sentido. As falas do frontman se tornam ainda mais divertidas quando as legendas em português entram em ação.

Alguns erros de tradução são evidentes e acabam gerando momentos hilários. O principal ocorre quando Stanley anuncia a música “Cold Gin”, do álbum de estreia, e a legenda dispara “vai, Gene!” (“Go, Gene!”) – como se o baixista Gene Simmons, responsável pelo vocal da música, estivesse sendo chamado para começar.

Kiss – Animalize Live Uncensored

  1. Introdução
  2. Detroit Rock City
  3. Cold Gin
  4. Creatures of the Night
  5. Fits Like a Glove
  6. Heaven’s on Fire
  7. Thrills in the Night
  8. Solo de guitarra (Paul Stanley)
  9. Under the Gun
  10. War Machine
  11. Solo de bateria
  12. Young and Wasted
  13. Solo de baixo
  14. I Love It Loud
  15. I Still Love You
  16. Love Gun
  17. Lick It Up
  18. Black Diamond
  19. Rock and Roll All Nite
ESCOLHAS DO EDITOR
  • Leia mais sobre:
  • Kiss
InícioCuriosidades"Animalize Live Uncensored", o show do Kiss que só saiu em DVD...
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Interessado em música desde a infância, teve um blog sobre discos de hard rock/metal antes da graduação e é considerado o melhor baixista do prédio onde mora. Tem passagens por Ei Nerd e Estadão.

3 COMENTÁRIOS

  1. show marcante para minha geração, um dos primeiros vhs que tive acesso, formador de caráter, lembro exatamente a primeira vez que o vi e tenho esse dvd pirata até hoje comigo, alguns meses atrás o revi e ainda soava ótimo com uma imagem boa também, suficiente para ser apreciado com qualidade num home theater

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Curiosidades