Fórmula gasta? Por que o Strokes quer o fim do blues rock

Logo após conquistar o Grammy de Melhor álbum de rock com “The New Abnormal” (2020), novo álbum do Strokes, o vocalista Julian Casablanca refletiu sobre os rumos do rock para os próximos anos - e desejou o fim do chamado blues rock.

Julian Casablancas deu uma declaração polêmica sobre um gênero amado em todo o mundo. O vocalista do Strokes, banda que acabou de vencer um Grammy de Melhor álbum de rock com “The New Abnormal” (2020), refletiu sobre os rumos do rock para os próximos anos e desejou o fim do chamado blues rock.

Durante entrevista após a premiação, publicada pela Rolling Stone, o frontman da banda deixou claro que não acredita que o rock esteja morto. Porém, segundo ele, o estilo precisa explorar outras influências.

- Advertisement -

Questionado sobre a sobrevivência do rock logo após a vitória do Strokes no Grammy, Julian Casablancas deu uma resposta positiva, mas não deixou de alfinetar um dos gêneros mais fundamentais na gênese do rock como o conhecemos hoje.

“Eu acho que as pessoas que dizem que as coisas estão ‘mortas’, eu sinto que isso significa que a imaginação delas possivelmente morreu. Há espaço para tantos gêneros musicais – não necessariamente blues rock, por favor, chega disso.”

Casablancas explicou sua crítica, querendo dizer que é contra a “emulação” de uma sonoridade antiga, algo que, de fato, é muito popular atualmente.

“Tudo o que é batido, a tendência é que essas coisas sejam extintas e você evolui a partir dessas coisas. Mas o que isso significa, como vai ser chamado, quem sabe como isso vai ser chamado? O rock and roll deveria definitivamente parar de ser feito como era antes, não precisamos mais disso.”

Strokes e “The New Abnormal”

Sucessor de “Comedown Machine” (2013), “The New Abnormal” marca o fim de 7 anos sem um álbum de inéditas do Strokes. O material foi divulgado em abril de 2020.

Leia também:  Bruce Dickinson inicia turnê nacional com show em Curitiba; veja setlist e vídeos

As músicas presentes no disco começaram a ser compostas ainda em 2016, após o EP “Future Present Past” (2016) ter sido lançado. Os músicos convocaram o renomado produtor Rick Rubin (Beastie Boys, Run-DMC, Adele, Metallica, Slayer, Red Hot Chili Peppers, etc) para comandar as gravações.

Apesar de seguir o costume de flertar com outras vertentes, “The New Abnormal” tem sido considerado, por muitos, o álbum mais “saudosista” dos Strokes. Várias músicas parecem referenciar os velhos tempos da banda, que estourou mundialmente com os discos “Is This It” (2001) e “Room on Fire” (2003).

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasFórmula gasta? Por que o Strokes quer o fim do blues rock
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Interessado em música desde a infância, teve um blog sobre discos de hard rock/metal antes da graduação e é considerado o melhor baixista do prédio onde mora. Tem passagens por Ei Nerd e Estadão.

2 COMENTÁRIOS

  1. Falou a Banda que mais emulou Rolling Stones e o pior que o Punk produziu, mil vezes os Black Crowes e sua sonoridade blues rock do que os Strokes. Claro que precisamos “evoluir”, mas em matéria de Rock Strokes nunca significou alguma evolução, e sim uma grata surpresa frente as paradas da época em que surgiu.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades