O Therion lançou, na última sexta-feira (22), seu 17º álbum de estúdio. Intitulado ‘Leviathan’, o disco chega a público por meio da gravadora Nuclear Blast.
Além de liberar o álbum na íntegra, a banda sueca de metal sinfônico divulgou um videoclipe para a música ‘Tuonela’, que faz parte da tracklist. A canção conta com a participação de Marko Hietala, baixista e vocalista que anunciou sua saída do Nightwish e afastamento da vida pública há alguns dias.
Ouça ‘Leviathan’ a seguir, via Spotify.
Confira, abaixo, o clipe de ‘Tuonela’.
Em nota, o líder do Therion, Christofer Johnsson, explicou que junto de seu colaborador, Thomas Vikström, buscou criar algo diferenciado para ‘Leviathan’.
“De todos os ângulos diferentes, fizemos a única coisa que restava a explorar. Decidimos dar às pessoas o que elas sempre pediam. ‘Leviathan’ é o primeiro álbum que embalamos deliberadamente com canções de sucesso do Therion.”
Com relação a Marko Hietala, ele comentou:
“Como todo mundo, estou muito triste e também fiquei surpreso ao ler que Marko está deixando o Nightwish. Entendo o significado de suas justificativas e há muitos que estão frustrados com as mesmas razões. Marko tem sido um artista profissional de gravação com várias bandas de qualidade desde os meados dos anos 80, então estou absolutamente certo de que veremos seu retorno à cena em pouco tempo. Ele é bom demais para não se envolver com música. Mas agora espero que ele leve um bom tempo para se reencontrar e colocar toda a energia e inspiração de volta nos trilhos.”
Therion – ‘Leviathan’
1. The Leaf on the Oak of Far
2. Tuonela
3. Leviathan
4. Die Wellen Der Zeit
5. Ai Dahaka
6. Eye of Algol
7. Nocturnal Light
8. Great Marquis of Hell
9. Psalm of Retribution
10. El Primer Sol
11. Ten Courts of Diyu
Sobre o Therion
Quando o Therion surgiu em 1988, mudando o nome da banda Blitzkrieg, que foi fundada um ano antes, Christofer Johnsson se inspirou no ‘Reign In Blood’ do Slayer e outros álbuns de metal clássico. No início, os suecos estavam firmemente enraizados no death metal, como no álbum de estreia ‘Of Darkness…’ (1991). No entanto, mesmo naquela época, havia indícios de “outra coisa” escondida sob aquela superfície musical dura e áspera.
O uso de vocais femininos é outro ingrediente central do Therion, que se desenvolveu gradualmente. O Celtic Frost introduziu o elemento feminino ao metal extremo em ‘To Mega Therion’ em 1985. O Therion começou com uma vocalista feminina e outro masculino emulando um coro de igreja no disco ‘Beyond Sanctorum’ (1992).
Com ‘Symphony Masses: Ho Drakon Ho Megas’ (1993) e ‘Lepaca Kliffoth’ (1995), Christofer continuou a desenvolver seu som, indo gradualmente para vocais mais limpos e mais teclados. Com Theli, os suecos expandiram os limites do metal nos anos 90 – entre artistas como seus compatriotas Tiamat, The Gathering e Moonspell, que eram frequentemente chamados de “gothic metal” na época.
Em ‘A’arab Zaraq – Lucid Dreaming’ (1997), Christofer explorou ainda mais o uso da música do Oriente Médio no metal, que ele já havia começado em 1992, enquanto ‘Secret Of The Runes’ (2001) trouxe letras suecas em algumas canções.
Quando Christofer enfrentou a questão para onde ir musicalmente após o dramático ‘Beloved Antichrist’ (2018), onde achou que tinha finalmente cumprido sua missão musical, a resposta veio com o novo álbum ‘Leviathan’ que leva o nome de um monstro marinho gigante da mitologia judaico-cristã que tem raízes na tradição da Babilônia.
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