O cantor Neil Young liberou, na última semana, a música ‘Vacancy’. O single é a segunda, e provavelmente, última prévia antes da divulgação do álbum ‘Homegrown’, que será lançado na íntegra, nesta sexta-feira (19), pela Reprise Records.
‘Homegrown’ foi produzido entre junho de 1974 e janeiro de 1975, mas foi engavetado e só está chegando a público agora, 45 anos depois. Músicos como Emmylou Harris, Levon Helm, Ben Keith, Karl T. Himmel, Robbie Robertson e Tim Drummond participaram das gravações ao lado de Young, que assume vocais, guitarra, violão, gaita e piano.
Ouça ‘Vacancy’ a seguir:
– Lançamentos: os álbuns de rock e metal de 2020
Confira, também, a música ‘Try’, divulgada como single anteriormente:
As gravações de ‘Homegrown’ tiveram início logo após Neil Young ter lançado ‘On the Beach’ (1974), álbum que não conseguiu manter o mesmo patamar de sucesso de ‘Harvest’ (1972). Na época, Young estava tão produtivo que chegou a conceber dois discos de uma só vez e estava na dúvida sobre qual realmente chegaria a público.
O primeiro, ‘Tonight’s the Night’ (1975), foi o escolhido. O material foi gravado ainda em 1973, mas ficou em espera, saindo antes de ‘On the Beach’. Em definição, o disco reunia uma faceta mais obscura de Young, que lamentava não só o fim dos anos 60 como, também, a morte de amigos como o guitarrista Danny Whitten e o roadie Bruce Berry, ambos por overdose. O fim do sonho hippie aterrorizava o músico.
O segundo era o próprio ‘Homegrown’, que fazia referência à sonoridade folk, quase rural, que consagrou Neil Young tempos antes. Oficialmente, o disco em questão acabou engavetado porque o músico disse que via “fraquezas” em seu repertório.
Contudo, sabe-se que, na época, ele havia terminado seu relacionamento com a atriz Carrie Snodgress (a musa inspiradora de ‘A Man Needs a Maid’). Muitas canções do álbum tratavam de toda a insegurança refletida no fim daquele namoro, algo que ele próprio admitiu anos depois.
Carrie Snodgress faleceu em 2004 e, certamente, Neil Young superou toda a angústia ligada ao fim do relacionamento. Diante de tudo isso, ‘Homegrown’ chega a público nesta sexta-feira (19) para retratar o desenvolvimento artístico do músico naquela época.
Veja, abaixo, a capa e a tracklist de ‘Homegrown’:
- Separate Ways
- Try
- Mexico
- Love Is A Rose
- Homegrown
- Florida
- Kansas
- We Don’t Smoke It
- White Line
- Vacancy
- Little Wing
- Star Of Bethlehem