Projeto de Joe Elliott, Down n Outz convence em This Is How We Roll; ouça

O Down ‘n’ Outz lançou, nesta sexta-feira (11), seu terceiro álbum de estúdio. O trabalho, intitulado ‘This Is How We Roll’, é o primeiro da banda a ser praticamente todo composto de faixas autorais, escritas pelo vocalista Joe Elliott (Def Leppard) – há apenas um cover, de ‘White Punks On Dope’ (The Tubes).

Além de Elliott, o projeto conta com três integrantes do Quireboys – os guitarristas Paul Guerin e Guy Griffin e o tecladista Keith Weir -, além da baixista Share Ross (Vixen) e o baterista Phil Martini (Wayward Sons).

- Advertisement -

– Veja: 135 álbuns de rock e metal que serão lançados em outubro de 2019

O Down ‘n’ Outz foi formado em 2009, quando o Mott The Hoople retomou suas atividades e o envolvimento de Joe Elliott, grande fã da banda, foi solicitado. O cantor do Def Leppard, então, montou o Down ‘n’ Outz, para abrir um dos shows de seus ídolos.

Inicialmente, o Down ‘n’ Outz trazia versões do Mott The Hoople, além de outros projetos, como Mott, British Lions e a carreira solo de Ian Hunter. O projeto ganhou força e produziu dois álbuns compostos basicamente de covers: ‘My ReGeneration’ (2010) e ‘The Further Adventures Of…’ (2014).

Em material de divulgação, Guy Griffin buscou definir o que é apresentado em ‘This Is How We Roll’, já que se trata do primeiro material dignamente autoral da banda. “Não soa como Def Leppard ou os dois primeiros discos do Down ‘N’ Outz. Tem todas as coisas que Joe cresceu ouvindo, muitas coisas no piano ao estilo Elton John, uma música meio 10CC, algumas boas roqueiras… uma verdadeira mistura. A voz de Joe soa incrível”, afirmou.

Leia também:  Sebastian Bach revela a única coisa que impede sua volta ao Skid Row

Joe Elliott, por sua vez, destacou que o último trabalho do Down ‘n’ Outz havia saído há cinco anos. “Gravamos em trechos pouco frequentes de atividade nos últimos cinco anos, sempre que nossas respectivas ‘mães’ nos deixavam. Estou muito orgulhoso”, afirmou, em menção aos compromissos das bandas principais dos integrantes.

Ouça a seguir, via Spotify ou YouTube:

Despretensioso, convincente e… surpreendente?

Dá para dizer que quase ninguém pedia um álbum do Down ‘n’ Outz. O projeto soava divertido em seus trabalhos anteriores, mas era mais um supergrupo (nem tão “super” assim) tocando covers. Foi concebido dessa forma.

A origem despretensiosa do Down ‘n’ Outz, todavia, pode explicar como eles conseguiram soar tão bem nesse novo álbum. ‘This Is How We Roll’ traz Joe Elliott e seus colegas, que são músicos bem competentes, mergulhando de cabeça no hard rock clássico.

A referência maior é o próprio Mott The Hoople, mas as inspirações em outros nomes da década de 1970 estão claras: Meat Loaf, Rolling Stones, o já mencionado Elton John e mais artistas que, sinceramente, me agradam bastante. O álbum trabalha a estética do hard rock em sua origem, antes de se entrelaçar em definitivo com o heavy metal na década de 1980.

Leia também:  Steve Morse mantém contato com ex-colegas de Deep Purple? Ele responde

O repertório autoral é bem construído, mesclando as músicas mais agitadas com poucas, porém boas baladas. Não há nenhuma canção deslocada ou “enchendo linguiça”. Embora esteja soando cada vez mais cansado no Def Leppard, Joe Elliott tem uma boa performance por aqui, especialmente por respeitar mais sua tessitura vocal e aproveitar o timbre natural.

Os demais músicos, como dito anteriormente, são competentes. Como estava a cargo de um quinteto, a parte instrumental está bem preenchida. As duas guitarras são bem gravadas, a cozinha oferece o que se espera (com direito a refrães acompanhados de meia-lua, no maior estilo “clássico”), os teclados e pianos têm aparições precisas e, vez ou outra, aparecem até alguns instrumentos de orquestra em meio às baladas.

Chegando ao estilo “come-quieto”, ‘This Is How We Roll’ é capaz de convencer e até surpreender quem gosta de um bom hard rock clássico. Faz até o fã mais convicto de Def Leppard pensar: por que Joe Elliott não tenta uma abordagem nesse estilo em sua banda principal?

Confira, abaixo, a capa e a tracklist de ‘This Is How We Roll’:

01. Another Man’s War
02. This Is How We Roll
03. Goodnight Mr. Jones
04. Creatures
05. Last Man Standing
06. Music Box
07. Boys Don’t Cry
08. Walking To Babylon
09. Let It Shine
10. Music Box Reprise/Griff’s Lament
11. White Punks On Dope
12. The Destruction Of Hideous Objects Part 3

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasProjeto de Joe Elliott, Down n Outz convence em This Is How...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades