Os Paralamas do Sucesso relançaram em LP o álbum ‘Severino’, de 1994. A ideia é celebrar o 25° aniversário do trabalho, que é um dos mais curiosos da discografia da banda.
O vinil já foi disponibilizado à venda no site da Universal Music Store. O material chegará a lojas físicas nos próximos dias.
Marcado por sua complexidade melódica, ‘Severino’ explorou as influências da música nordestina e contou com letras mais politizadas. A grande influência do conceito por trás do álbum é a história do retirante nordestino, também chamado Severino, escrita pelo poeta pernambucano João Cabral de Melo Neto. Nascido na Paraíba, o vocalista e guitarrista Herbert Vianna quis mostrar, nas composições, que pouco – ou quase nada – havia mudado desde o lançamento do poema ‘Morte e vida severina’, em 1955.
A gravação de ‘Severino’ foi feita na Inglaterra, com produção de Phil Manzanera, ex-guitarrista do Roxy Music. O trabalho não fez sucesso no Brasil, com apenas 55 mil cópias vendidas – número baixo para os padrões da banda na época -, mas teve boa repercussão na Argentina.
Vale destacar que ‘El Vampiro Bajo el Sol’, sexta faixa do disco, conta com solo de guitarra de Brian May, do Queen e foi coescrita por Fito Paez, também responsável pelo piano. Outra participação de destaque no álbum é a de Tom Zé, com a composição de ‘Músico’ e os vocais de ‘Navegar Impreciso’ ao lado do poeta e cantor jamaicano Linton Kwesi Johnson.
Confira, abaixo, a capa e a tracklist do LP ‘Severino’:
Lado A
1. Não me estrague o dia (Herbert Vianna/ Bi Ribeiro)
2. Navegar impreciso (Herbert Vianna) Part. Especiais Tom Zé e Linton Kwise Johnson
3. Varal (Herbert Vianna)
4. Réquiem do pequeno (Herbert Vianna)
5. Vamo batê lata (Herbert Vianna)
6. El vampiro bajo el sol (Fito Paez/ Herbert Vianna)
Lado B
1. Músico (Tom Zé)
2. Dos margaritas (Herbert Vianna/ Bi Ribeiro)
3. O Rio Severino (Herbert Vianna)
4. Cagaço (Herbert Vianna/ Bi Ribeiro)
5. O amor dorme (Herbert Vianna)