Curiosidades

Yngwie Malmsteen diz que nunca foi influenciado por outros guitarristas



O guitarrista Yngwie Malmsteen lançou, no último mês de março, um álbum intitulado “Blue Lightning” que homenageia suas raízes no blues com covers de clássicos do rock. Porém, em entrevista à Midlands Metalheads Radio transcrita pelo Blabbermouth, o músico afirmou que nunca foi influenciado por outros guitarristas.

“Ganhei minha primeira guitarra no meu aniversário de 5 anos, mas não comecei a toar até os 7, quando vi Jimi Hendrix quebrar uma guitarra na TV. Porém, não foi uma influência musical, apenas o que aconteceu visualmente foi legal. Comecei a tocar naquele mesmo dia, aprendendo as músicas de ‘Fireball’, do Deep Purple”, explicou Malmsteen, inicialmente.

– Leia: Malmsteen diz que pegada neoclássica veio do Genesis, não do Deep Purple

Malmsteen destacou que era muito jovem na época e aprendeu as músicas do início ao fim. “Ouvi ‘Selling England By The Pound’, do Genesis, e notei muitas progressões que nunca havia escutado antes, por não serem do rock ou do blues. Então, ouvi bastante Bach, Vivaldi e Beethoven. Meus equipamentos nunca mudaram, mas minha escolha de notas, sim. Os guitarristas ao longo desses anos nunca me influenciaram. Minhas influências são violinistas clássicos e compositores, como Bach, Vivaldi, Paganini, Tchaikovsky. É importante lembrar isso”, afirmou.

Em entrevista anterior, ao Music Radar, Yngwie Malmsteen afirmou que apenas um guitarrista que o surpreendeu. “Foi Allan Holdsworth. Lembro de ouvir o U.K. (supergrupo que contava com Holdsworth) e não saber o que pensar. Era muito bom. Foi um dos poucos guitarristas que moldou seu jeito de tocar em outro instrumento. O saxofone era para ele o que é o violino para mim. Somos únicos nesse sentido, pois os outros guitarristas têm as mesmas influências. Eu raciocino em terça menor e ele, no tom cromático. Porém, ele fazia aquilo da melhor forma possível”, disse.


Igor Miranda
Jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital pela Universidade Estácio de Sá. Escreve sobre música desde 2007. Atualmente, é redator do Whiplash.Net, o maior site sobre rock e heavy metal do Brasil. Também é editor-chefe da revista e site Guitarload, para guitarristas, e redator do site Revista Cifras, a página editorial do portal Cifras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *