Yngwie Malmsteen diz que pegada neoclássica veio do Genesis, não do Deep Purple

Em entrevista ao podcast URN, transcrita pelo Ultimate Guitar, o guitarrista Yngwie Malmsteen falou sobre suas influências musicais. Ele destacou que sua famosa pegada neoclássica, oriunda da música clássica, não veio do Deep Purple, diferente do que muitos pensam, mas, sim, do Genesis.

“Cresci em uma família de músicos com formação clássica. Tudo em minha volta era música clássica e jazz até que vi Jimi Hendrix na TV, quebrando uma guitarra. Imediatamente, comecei a tocar guitarra, mas tive início no blues. Ouvi meu primeiro álbum do Deep Purple aos oito anos. E só para esclarecer: Deep Purple é blues. As pessoas não entendem e acham que eu tive minha influência clássica do Deep Purple, o que é ridículo. O que me deixou interessado na música clássica foi o Genesis”, afirmou.

- Advertisement -
Leia também:  Jon Bon Jovi relembra show na União Soviética para manter empresário fora da prisão

Mesmo tendo crescido em uma família de músicos com formação clássica, Malmsteen precisou de um “empurrão” do Genesis para conhecer as obras de Vivaldi, Mozart e Paganini, entre outros. “Meu primeiro ‘encontro’ foi com o blues rock. Você ouve o Led Zeppelin e outras bandas de rock e elas são apenas blues. Não se discute isso. Os músicos que me fizeram ir atrás da música clássica foram o Genesis”, disse.

– Qual a opinião de Ritchie Blackmore sobre Yngwie Malmsteen?

O músico comentou, ainda, que não dava muita bola para guitarristas em sua adolescência porque todos eles tocavam blues. “A influência clássica não é de um artista tocando música clássica. Eu estava curtindo muito violino erudito e, quando eu tinha 16 ou 17 anos, eu não ouvia guitarristas. O motivo é que todos eles tocavam blues, até Eddie Van Halen, e eu não quis cair nessa armadilha”, afirmou.

Leia também:  O verdadeiro rei do rock, segundo Dave Grohl: “f.da-se Elvis”

Em seu novo álbum, “Blue Lightning”, Yngwie Malmsteen prestará uma homenagem às suas influências do blues. O disco será lançado no dia 29 de março – também em versão nacional, pela Hellion Records.

Embora tenha sido mencionado que o álbum é um tributo ao blues, boa parte das músicas são de bandas de rock – ainda que em momentos inspirados pelo velho americano. O repertório conta com versões para clássicos de Jimi Hendrix, Deep Purple, Beatles, Rolling Stones, Deep Purple e Eric Clapton. Também há algumas faixas que, ao que tudo indica, são autorais.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesYngwie Malmsteen diz que pegada neoclássica veio do Genesis, não do Deep...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Curiosidades