Curiosidades Notícias

Jason Bonham ouve shows antigos do Led Zeppelin para estudar técnica do pai


O baterista Jason Bonham sempre se inspirou no pai, o lendário John Bonham, na forma de tocar. Atualmente, Jason comanda uma banda-tributo ao Led Zeppelin, o Jason Bonham’s Led Zeppelin Experience, mas a pegada influenciada por John sempre foi perceptível nos diversos projetos que integrou: do grupo Bonham ao superprojeto Black Country Communion.

Em entrevista ao podcast “DOMKcast” (transcrição via Blabbermouth), Jason Bonham revelou que ouve gravações antigas de shows do pai, no Led Zeppelin, para estudar a técnica com as baquetas em mãos. Jason recorre, em especial, aos bootlegs – registros de performances que não foram lançados oficialmente e, geralmente, são captados por fãs.

“Minha teoria é que existem pontos-chave que ele tocava – preenchimentos principais. Há um preenchimento em ‘Black Dog’ logo antes do solo. Você precisa fazer isso. As viradas em ‘Stairway To Heaven’ precisam ser feitas. O que gosto de fazer é ouvir diferentes bootlegs”, afirmou.

Led Zeppelin quase fez turnê pelo Brasil em 1975

Segundo Jason, há pessoas que desconhecem muitas versões ao vivo improvisadas pelo pai em shows do Led Zeppelin – e atualmente reproduzidas por ele. “Há muitas viradas que as pessoas não conhecem. Às vezes, alguém diz: ‘wow, você fez algo próprio ali’. E eu respondo: ‘adoraria dizer que sim, mas, não – ele fez dessa forma em 1975, ou 1977’. Quando toco ‘Kashmir’, foco na versão do Knebworth, de 1979”, disse.


Igor Miranda
Jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital pela Universidade Estácio de Sá. Escreve sobre música desde 2007. Atualmente, é redator do Whiplash.Net, o maior site sobre rock e heavy metal do Brasil. Também é editor-chefe da revista e site Guitarload, para guitarristas, e redator do site Revista Cifras, a página editorial do portal Cifras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *