O guitarrista Tom Morello revelou em entrevista ao programa de rádio de Lars Ulrich, “It’s Electric”, que o riff da música “Show Me How To Live”, lançada pelo Audioslave, foi composto originalmente para o Rage Against The Machine. O depoimento de Morello foi transcrito pelo site Alternative Nation.
Inicialmente, Morello contou que, por vezes, precisa readequar composições para as melhores situações. “Nunca foi uma questão de salvar coisas, mas, às vezes, um riff ou uma ideia precisa encontrar o seu lar e isso requer circunstâncias particulares. Por exemplo, na primeira música que começa o primeiro disco do Rage Against The Machine, aquele trecho no começo de ‘Bombtrack’ foi composto quando eu tinha 19 anos e era calouro na universidade. Ficou em um gravador de fita e eu pensei: ‘algum dia, isso vai encontrar um lar’. Demorou, mas aconteceu”, afirmou.
– Leia: Viúva critica investigação sobre a morte de Chris Cornell
Em seguida, Tom destacou que no processo de composição, que costuma ser tumultuado, é comum que riffs sejam guardados após não encontrarem um encaixe em algum dia em questão, no qual a banda não esteja se entendendo ou algo do tipo. “Eu sempre penso em guardar para outro dia”, disse.
Por fim, o guitarrista citou o caso de “Show Me How To Live”, um dos grandes singles do disco de estreia do Audioslave. “Havia um grande riff do Rage que compus e que não criou raízes até se tornar ‘Show Me How To Live’, do Audioslave. Sabia que era um grande riff, mas temos que encontrar o dia em que ele encontra seu lar”, disse.