O guitarrista Kirk Hammett disse acreditar que o Metallica segue correto em sua decisão contra o Napster, no início dos anos 2000. A declaração foi dada em entrevista ao programa de TV sueco “Nyhetsmorgon” (transcrição via Blabbermouth).
Quando era um programa de compartilhamento de arquivos de música, o Napster enfrentou diversas ações judiciais por violação das leis de copyright. O Metallica se posicionou publicamente contra o aplicativo após a música “I Disappear” ter vazado pela rede.
– “Kirk Hammett foi um ótimo aluno”, diz Joe Satriani
Ao ser questionado se houve impacto negativo ao relutar em divulgar os discos do Metallica via streaming e serviços digitais, Kirk Hammett disse: “Oh, sim. Digo, toda a coisa do Napster não esteve em nosso favor. Mas quer saber? Ainda estamos certos sobre o Napster, não importa quem esteja dizendo: ‘o Metallica estava errado'”.
Em seguida, o guitarrista explicou: “Tudo o que você tem que fazer é olhar para o estado da indústria da música e isso explica toda a situação. Houve uma época em que o streaming era meio estranho e não é tão bom em qualidade. Não importa o que alguém diga sobre streaming moderno, todos esses bits e tudo o mais – nunca vai soar melhor do que o vinil. Dito isso, queremos ser acessíveis. E você precisa ter certeza de que você está acessível em todas as frentes modernas”.