Joe Satriani criou G3 porque sucesso o isolou de todos

Da esquerda para a direita: Eric Johnson, Joe Satriani e Steve Vai (Foto: divulgação)

O guitarrista Joe Satriani afirmou ter criado o projeto G3, lançado inicialmente em 1996, porque o sucesso o isolou das pessoas, especialmente de seus amigos músicos. A revelação foi feita em entrevista à rádio 107.7 The Bone (transcrita pelo Blabbermouth).

Questionado se ele pensava que o G3 duraria por tanto tempo, Joe Satriani respondeu: “Sim, com certeza. Vou te dizer: toda a coisa começou comigo estando frustrado pelo sucesso me isolar de todo mundo, todos os meus amigos que eram músicos”.

- Advertisement -

“Quando criança, sempre pensava que quando fosse um rock star, estaria saindo com todos os meus amigos, farreando, tocando guitarra, falando do meu próximo disco, mas o oposto estava acontecendo”, explicou Satriani. “Sempre estava em outro país, outra cidade e meus amigos estavam em outro lugar e eu ficaria preso em um quarto de hotel, ou tocando as mesmas 20 músicas todas as noites. Pensei: ‘isso não é legal, está me fazendo ficar menos social como guitarrista’.”

Leia também:  Por que o Engenheiros do Hawaii não voltará, segundo Humberto Gessinger

Foi daí que surgiu a ideia para o G3. “Voltei e tive uma reunião com os caras da Bill Graham Management. Disse: ‘o que podemos fazer para me formalizar fazendo uma jam com meus amigos?’. Era só uma ideia maluca. Algumas horas depois, disseram: ‘Ok, podemos fazer nosso festival, mas não pode ser como o Lollapalooza ou algo grande, precisa ser controlável'”, contou o guitarrista.

Satriani, então, contou que pensou em três guitarristas para o projeto porque “se fossem seis, tocando toda noite, todos tocariam 15 minutos”. “Seria difícil atrair alguém como Steve Vai dizendo: ‘você vai tocar 15 minutos, o que acha’. Ele diria: ‘eu toco duas horas sozinho’. Montamos tudo para cada um tocar uma hora. Poderia tocar, promover seu novo disco, fazer o que quiser e, no fim, nos juntaríamos para uma jam de meia hora”, afirmou.

Leia também:  Steve Hackett é hospitalizado antes de show, mas diz estar bem

Segundo o músico, foi difícil convencer empresários e promotores de eventos a comprarem a ideia, no auge do grunge e da música alternativa. “Isso foi em 1995. Demorou um ano para convencer outros artistas e empresários de que seria uma boa ideia ter três guitarristas tocando juntos toda noite. Todos os empresários diziam: ‘não quero meu artista parecendo ruim diante de alguém’. Minha ideia era: basicamente, se eu estivesse na plateia, eu não ligaria. Se Jeff Beck, Eric Clapton e Jimi Hendrix aparecessem para tocar, eu ficaria muito satisfeito […] Depois de 12 meses, fialmente consegui o ‘sim’ de Steve Vai e Eric Johnson”, disse.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesJoe Satriani criou G3 porque sucesso o isolou de todos
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades