O antigo empresário do Guns N’ Roses, Alan Niven, falou sobre suas colaborações criativas nos primórdios da banda em entrevista a Mitch Lafon (transcrição por Ultimate Guitar). Niven chegou a dizer que teve influência direta na produção de “Welcome To The Jungle”, primeiro sucesso do grupo.
“Eles compuseram um material muito bom. Prestei atenção nas músicas e, mentalmente, chequei isso ainda mais. Havia uma música que me deixava mais preocupado, senti que poderia ser importante e que precisava falar sobre. Era ‘Welcome To The Jungle'”, contou Niven.
De acordo com o ex-empresário, a música estava com um arranjo de “verso-refrão / verso-refrão / verso-refrão”, o que o incomodou. “Em um ensaio de pré-produção, pedi para Slash e Axl verificarem isso e eles chegaram com uma ponte de guitarra para quebrar tudo aquilo”, afirmou.
Outra canção que deixou Alan Niven preocupado foi “Rocket Queen”, entretanto, nada mudou na composição. “Questionei Axl sobre ‘Rocket Queen’, porque ela tem dois estados de espírito diferente. Perguntei se ele queria mesmo manter tudo em uma música só, ou se eram duas canções diferentes. Ele disse: ‘não, definitivamente é uma música com dois estados de espírito diferentes’. E eu falei: ‘ok, você sabe o que está fazendo'”, contou.