Apoio da gravadora foi crucial no início do Guns N’ Roses; entenda

O ex-empresário do Guns N’ Roses, Alan Niven, comentou sobre a importância da gravadora Geffen Records e de seu mandatário, David Geffen, nos primórdios da banda. As afirmações foram feitas em entrevista a Mitch Lafon, com transcrição do Ultimate Guitar.

Niven destacou que David Geffen não tentava interferir no trabalho realizado e afirmou que ele estava disposto a gastar US$ 365 mil no álbum de estreia do Guns N’ Roses, “Appetite For Destruction”. “Fiquei preocupado, porque era um buraco enorme de royalties para preencher. Ao mesmo tempo, fiquei satisfeito por fazermos o disco”, disse.

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A preocupação de Alan Niven se deu, também, por se tratar de um valor enorme para um disco de estreia. “Qualquer outra gravadora teria cortado as despesas, uma vez que gastamos US$ 100 mil. Não acho que outro selo teria topado com tamanha despesa ou com a reputação que havia. A banda teria assustado muitas das outras gravadoras”, afirmou.

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O empresário também revelou que a Geffen estava disposta a investir em um segundo disco do Guns N’ Roses. E o planejamento foi feito mesmo quando “Appetite For Destruction” ainda poderia ser considerado um fiasco comercial.

“Eddie Rosenblatt (CEO da Geffen), em dezembro de 1987, me levou para almoçar e disse que a gravadora queria um segundo disco. Na época, havíamos vendido 250 mil cópias e o selo entendia que já havia recuperado o dinheiro, então, era hora de um segundo álbum. Eu disse: ‘Eddie, vendemos 1/4 de milhão em 6 meses sem tocar nas rádios ou na MTV. Você pode imaginar onde chegaríamos com a ajuda delas?'”, contou Niven.

Tanto Niven quanto Tom Zutaut (executivo da Geffen) queriam que o segundo disco fosse gravado só no ano seguinte, enquanto tentavam uma brecha na MTV. E continuaram trabalhando (e atrasando o prazo proposto por Rosenblatt) até que, enfim, conseguiram inserir “Welcome To The Jungle” na programação da emissora. O resto é história.

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Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

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