Por que o Saxon não cresceu como o Iron Maiden? Biff Byford opina

O Iron Maiden e o Saxon ascenderam de uma mesma leva de bandas integradas ao chamado New Wave Of British Heavy Metal (NWOBHM), consolidado entre o fim da década de 1970 e início dos anos 1980. No entanto, o Maiden acabou conquistando mais fama que o grupo de South Yorkshire.

Em entrevista ao jornalista Mitch Lafon, o vocalista do Saxon, Biff Byford, foi questionado sobre esta situação. E respondeu o motivo pelo qual ele acredita que o Iron Maiden tenha se tornado, comercialmente, maior que o Saxon: para ele, a equipe de profissionais que trabalha em funções extra-palco fez a diferença.

- Advertisement -

“Acho que eles tinham um time fantástico em volta deles – e ainda têm – e isto fez o diferencial. Eles não estavam cercados pelo ‘sim, caras’ e nós estávamos, então, nos perdemos um pouco na forma em que compúnhamos e gravávamos nossas músicas”, disse.

Leia também:  O único álbum do Black Sabbath remixado por Iommi para box da era Tony Martin

– Veja também: O boicote que o Iron Maiden sofreu por “The Number Of The Beast”

Ele complementa: “Seria melhor ter seguido com um time campeão. Não está ligado a algo musicalmente ou à moda. Penso que eles tiveram os profissionais certos, no local correto, na hora certa. Eles se jogaram para a América e nós meio que fomos apenas 50% para a América. Lembre-se que éramos, provavelmente, maiores na Europa naquela época”.

Byford também foi questionado sobre o motivo pelo qual o grupo não cresceu tanto na América.  “Você está perguntando à pessoa errada. Não sei. Tínhamos as músicas: ‘Power & The Glory’, ‘Wheels Of Steel’, ‘Strong Arm Of The Law’, ‘Princess Of The Night’, ‘Denim And Leather’… acho que foi pela gravadora e pelo time em geral que nos cercou. Não havia motivos para o Saxon não ser uma banda multi-platinada na América, a não ser nossa própria ingenuidade”.

Leia também:  Pete Townshend é sincerão ao dizer por que o The Who ainda faz shows

O cantor complementa: “‘Power & The Glory’ (1983) foi bem nas paradas americanas, assim como ‘Crusader’ (1984). Só não conduzimos isto para que chegasse ao patamar do disco de platina. É simples”.

Apesar disso, o vocalista destacou que o Saxon tem muitos fãs na América. “A turnê que estamos fazendo agora (com o UFO), reunimos 3,5 mil pessoas na Costa Oeste e foi fantástico. Temos muitos fãs por lá, bem como uma base de admiradores mais jovens crescendo. Não nos arrependemos”, afirmou.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesPor que o Saxon não cresceu como o Iron Maiden? Biff Byford...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Curiosidades