15 participações de Elton John em discos de rock e metal

Elton John se notabilizou como um dos grandes nomes do pop rock em geral. No entanto, seu background é bem mais abrangente. Além de quase ter entrado no King Crimson, na década de 1970, John fez uma série de participações em discos de rock e até metal.

Com a ajuda do editor do site Van do Halen, João Renato Alves, foram selecionadas 15 músicas de rock e metal com participações de sir Elton John. Veja:

- Advertisement -

The Hollies
Disco: “He Ain’t Heavy, He’s My Brother” (1969)
Música: “He Ain’t Heavy, He’s My Brother”

No fim da década de 1960 e início dos anos 1970, Elton John ainda não era conhecido, nem mesmo havia lançado qualquer álbum. Ele trabalhava como músico de estúdio no Reino Unido quando gravou o piano desta música.

Rod Stewart
Disco: “Smiler” (1974)
Música: “Let Me Be Your Car”

Em seu quinto álbum solo, Rod Stewart gravou um dueto com Elton John. A música escolhida foi, inclusive, uma composição do próprio John.

John Lennon
Disco: “Walls and Bridges” (1974)
Músicas: “Whatever Gets You Thru The Night” e “Surprise, Surprise (Sweet Bird Of Paradox)”

No quinto disco de estúdio de John Lennon, há a participação de Elton John em duas músicas. Em “Whatever Gets You Thru The Night”, ele toca piano e faz backing vocals. Já em “Surprise, Surprise (Sweet Bird Of Paradox)”, ele assume o hammond organ, além dos vocais de apoio. No mesmo ano, John contou com a participação de Lennon para uma versão de “Lucy In The Sky With Diamonds”.

Leia também:  Os 500 melhores álbuns dos anos 1990 segundo a Uncut

Saxon
Disco: “Rock The Nations” (1986)
Músicas: “Northern Lady” e “Party ‘Til You Puke”

Uma das participações mais inusitadas da lista de Elton John. O músico gravou o piano de duas músicas do oitavo álbum de estúdio do Saxon, um dos nomes da NWOBHM. Em entrevista, Biff Byford explicou que a ideia da parceria surgiu porque John estava gravando um disco no mesmo estúdio que a banda. “Party ‘Til You Puke” teve a participação planejada, enquanto “Northern Lady” surgiu como improviso enquanto ele escutava a canção.

George Harrison
Disco: “Cloud Nine” (1987)
Músicas: “Cloud 9”, “Devil’s Radio” e “Wreck Of The Hesperus”

Em mais um trabalho com um ex-Beatle, Elton John participou, tocando piano, de três músicas do 11° disco da carreira solo de George Harrison.

Jon Bon Jovi
Disco: “Blaze Of Glory” (1990)
Músicas: “Billy Get Your Guns” e “Dyin’ Ain’t Much Of Livin'”

O primeiro disco solo de Jon Bon Jovi contou com uma verdadeira constelação de músicos convidados, como Jeff Beck, Little Richard e outros. Nesse time, estava Elton John, que gravou piano e vocais de apoio em “Billy Get Your Guns” e “Dyin’ Ain’t Much Of Livin'”.



Ann Wilson
Disco: “Hope And Glory” (2007)
Música: “Where To Now St. Peter?”

Composto basicamente por covers, o primeiro trabalho solo de Ann Wilson contou com a participação de Elton John na versão de sua própria música, “Where To Now St. Peter?”.

Alice In Chains
Disco: “Black Gives Way To Blue” (2009)
Música: “Black Gives Way To Blue”

A música que dá nome ao disco que sacramentou o retorno do Alice In Chains contém a participação de Elton John, como habitual, no piano. A faixa é, inclusive, um tributo ao falecido vocalista da banda, Layne Staley. Em entrevista à Rolling Stone, o guitarrista Jerry Cantrell contou que a ideia de convidar Elton John veio de um amigo. “Ri e disse, ‘ok, trabalharei nisto’. Mas decidi que valia a pena tentar e expliquei a Elton, por e-mail, o que a música significava para nós”, disse. Rapidamente, John respondeu que topava.

Leia também:  Os 500 melhores álbuns dos anos 1990 segundo a Uncut

Queens Of The Stone Age
Disco: “…Like Clockwork” (2013)
Música: “Fairweather Friends”

Elton John providenciou piano e backing vocals para “Fairweather Friends”, do disco mais recente do Queens Of The Stone Age. Em entrevista ao Daily Star, John não poupou elogios: disse que nunca tocou com uma banda de rock como o QOTSA e afirmou que “…Like Clockwork” era o melhor disco do estilo dos últimos cinco ou seis anos em questão.

Red Hot Chili Peppers
Disco: “The Getaway” (2016)
Música: “Sick Love”

A colaboração mais recente de Elton John em um trabalho de rock está no último disco do Red Hot Chili Peppers. Em “Sick Love”, John toca piano e colabora como co-autor, ao lado de seu colaborador de longa data, Bernie Taupin. O motivo é que a estrutura de acordes e a melodia dos versos são inspiradas no hit de John “Bennie And The Jets”, de 1973. Em recente entrevista, o vocalista Anthony Kiedis falou sobre a parceria. “Assim que ele encostou no piano, tudo ficou mágico. Você até tenta não ser um ‘fan boy’, mas é sir Elton John”, disse.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioListas15 participações de Elton John em discos de rock e metal
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades