Europe: 30 anos de “The Final Countdown”

Europe: “The Final Countdown”
Lançado em 26 de maio de 1986

O Europe demorou para chegar ao auge, tanto comercial quanto criativo. Em 1985, a banda já havia lançado dois discos, ambos com boa repercussão na Suécia e no Japão. A formação ainda não era a ideal: Tony Leno não era um bom baterista para o grupo e ainda faltava um tecladista, para que o vocalista Joey Tempest não acumulasse duas funções.

- Advertisement -

O ano de 1985 foi determinante para que o Europe conquistasse a popularidade monstruosa nos anos seguintes. Ian Haughland chegou para assumir as baquetas, Mic Michaeli passou a tocar teclados ao vivo e logo foi integrado à banda e o interesse pela banda aumentou, tanto pelo single “Open Your Heart” quanto pelo hit “Rock The Night”, gravado para o filme “On The Loose”.

Com tudo isso, o grupo sueco conseguiu um contrato internacional pela Epic Records e começou a gravar o terceiro disco com o produtor Kevin Elson, que já havia trabalhado com o Journey. Lançado em 26 de maio de 1986, “The Final Countdown” foi um estouro comercial. A banda, enfim, conseguiu se estabelecer nos Estados Unidos, o que também trouxe reconhecimento pelo resto do mundo.

Não era para menos: o disco apresenta um desfile de hits. A faixa que dá nome ao álbum, em especial, transcendeu os limites do rock e se transformou em uma das músicas mais fáceis de serem reconhecidas, especialmente pela sua introdução com os teclados. A balada “Carrie” conseguiu algo semelhante e é uma das canções-referência quando se fala da década de 1980.

Outras ótimas músicas, como a já mencionada “Rock The Night”, a melódica “Cherokee”, a roqueira “On The Loose” e a semi-balada “Time Has Come” se destacam na tracklist.

Para obter um resultado tão satisfatório, foi necessário dar uma atenção especial aos teclados, além de composições que fossem ganchudas o suficiente para agradar o mercado americano sem perder a identidade europeia do quinteto. Fez a diferença a maturidade do grupo enquanto instrumentistas e de Joey Tempest como autor.

O êxito comercial, porém, custou a presença de John Norum na banda. O músico afirmou estar insatisfeito com a atenção que os teclados receberam em “The Final Countdown” e com a nova imagem do Europe enquanto uma atração comercial.

O Europe voltou a gravar ótimos discos, com ou sem John Norum. No entanto, o nível de “The Final Countdown” nunca mais foi atingido.

Joey Tempest (vocal)
John Norum (guitarra)
John Levén (baixo)
Mic Michaeli (teclados)
Ian Haugland (bateria)

1. The Final Countdown
2. Rock the Night
3. Carrie
4. Danger on the Track
5. Ninja
6. Cherokee
7. Time Has Come
8. Heart of Stone
9. On the Loose
10. Love Chaser

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioResenhasEurope: 30 anos de "The Final Countdown"
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades