David Gilmour conta como fez o solo de “Comfortably Numb”, do Pink Floyd

É praticamente consensual entre quem gosta de rock e guitarra: “Comfortably Numb”, do Pink Floyd, tem um dos melhores solos – se não o melhor – da história do estilo. Melódica e repleta de feeling, a passagem é executada por David Gilmour.

Em entrevista à Guitar World, David Gilmour revelou o processo de composição do solo. A surpresa é que o vocalista e guitarrista se revelou tão metódico que a passagem musical parece ter sido fruto de experimentos de laboratório. “Toquei uns cinco ou seis solos. A partir daí, apenas segui o meu procedimento habitual, que é ouvir cada um dos solos e fazer um gráfico, mostrando quais trechos são melhores em cada”, disse.

- Advertisement -
Leia também:  O guitarrista que é o Jimmy Page do seu tempo, segundo Rick Rubin

Após ouvir e selecionar o material, David Gilmour faz uma “colagem”. “Seguindo o gráfico, crio um grande solo composto por frases de cada trecho selecionado até que tudo flua de forma conjunta. Foi assim que fizemos em ‘Comfortably Numb'”, afirmou.

Bob Ezrin, responsável por produzir “The Wall” – álbum que conta com a música “Comfortably Numb” – também falou à Guitar World. O profissional revelou ter sugerido a orquestra que acompanha o instrumental na música. “Lutei para a introdução orquestrada naquele trabalho. Tornou-se um problema em Comfortably Numb, que David [Gilmour] via como uma faixa mais crua. Roger [Waters, vocalista e baixista] ficou do meu lado. Assim, virou uma colaboração, com a música de David, a letra de Roger e meus arranjos orquestrados”, disse.

Leia também:  Líder do Rotting Christ relembra censura de Dave Mustaine à banda

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesDavid Gilmour conta como fez o solo de "Comfortably Numb", do Pink...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Curiosidades