Clássico e moderno: Devils Paradise mistura hard rock e metal sem feder a mofo

A dicotomia clássico/moderno é uma das mais frequentes dentro do rock – especialmente entre os estilos mais pesados, que se enveredam aos subgêneros do hard rock e metal. Parece quase impossível, para a maior parte das bandas do segmento, conseguir associar a tradição à contemporaneidade. Ou um, ou outro.
A banda Devils Paradise, de São Paulo (SP), seguiu a proposta de alguns nomes que conseguiram se desvincular desse dogma do metal e, já no EP “Sold-out in hell”, lançado de forma independente no fim do ano passado, mostra que é possível ser clássico sem feder a mofo. O quinteto não tem uma história de formação muito pomposa: o guitarrista Guilherme Bertozzi e o vocalista Diogo Diogo “Dizzy” Araújo tocavam, juntos, em um conjunto de pop rock com repercussão local. Os demais integrantes (o guitarrista Felipe Bedani, o baixista Vinicius Faria e o baterista Pedro Tinello) se conheceram de outros projetos e no próprio cenário musical paulista. “Ainda somos novatos no cenário mais pesado, há muita coisa para se aprender sobre esse meio”, afirmou o guitarrista Guilherme Bertozzi, em entrevista exclusiva.
Nas sete faixas de “Sold-out in hell”, o grupo coloca influências contemporâneas, como Avenged Sevenfold, Devil’s Train e Adrenaline Mob, em um caldeirão claramente direcionado por nomes como Black Sabbath, Alice In Chains e Pantera. Com todas essas referências, só se pode esperar um som pesado e visceral, com afinações mais graves, vozes rasgadas e bateria soando com destaque na mixagem. “A sonoridade moderna é fruto da vontade de não soar igual a alguma outra banda ou gênero, e sim uma mistura de influencias de todos os integrantes”, disse Guilherme Bertozzi.
Faixa tem produção de Edu Falaschi
A faixa “Fucking insane”, do EP “Sold-out in hell”, conta com a produção de Edu Falaschi, ex-vocalista do Angra e atualmente na banda Almah. De acordo com o guitarrista Guilherme Bertozzi, a escolha de trabalhar com Falaschi na música mais melódica do grupo foi estratégica, visto que o cantor é conhecido por trabalhos em bandas do chamado metal melódico e poderia auxiliar na construção dos arranjos vocais. “Foi ótimo trabalhar com um profissional talentoso como o Edu. Aprendemos muito nesse processo, além da satisfação de poder trabalhar junto com um cara que cresci escutando suas composições”, afirmou Bertozzi.
Paralelamente à promoção do EP “Sold-out in hell”, cuja turnê de divulgação vai começar em setembro deste ano, o Devils Paradise lançou, nesta semana, uma série de quatro vídeos acústicos, registrados ao vivo, com três músicas da banda e um cover de “Man in the Box”, do Alice In Chains. “Enquanto isso, estamos trabalhando em novas composições para o CD completo, que será lançado no ano que vem”, disse o guitarrista Guilherme Bertozzi.

- Advertisement -

Devils Paradise

Músicos

Leia também:  Entrevista: Mark Osegueda fala de Death Angel no Brasil, Kerry King e fascínio por Mercyful Fate

Diogo “Dizzy” Araújo (vocais)
Guilherme Bertozzi (guitarra)
Felipe Bedani (guitarra)
Vinicius Faria (baixo)
Pedro Tinello (bateria)

Faixas do EP

1. Disappear
2. S.O.I.M.
3. Sleeping with the enemy
4. Fucking insane
5. Level me
6. Far from home

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioEntrevistasClássico e moderno: Devils Paradise mistura hard rock e metal sem feder...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Curiosidades