De Mozart a MC Beth: músicos famosos com autismo ou suspeita

O autismo acomete pessoas em todo o mundo. Trata-se de um transtorno de desenvolvimento que acontece em função de um distúrbio neurológico.
Com taxa estimada em cerca de um ou dois a cada mil pessoas em todo o mundo, o autismo não é um distúrbio limitador, tem diagnósticos variados e pessoas com o transtorno podem até mesmo embarcar em diferentes atividades – como o mundo da música.
Alguns artistas da música são autistas, têm transtornos do espectro autista ou dos quais há suspeita de incidência do distúrbio. Confira:
– Syd Barrett (Pink Floyd): o primeiro vocalista do Pink Floyd tinha problemas psicológicos. No entanto, não se sabe se ele era autista. De acordo com Roger Waters, baixista da banda, Syd era esquizofrênico. Já David Gilmour, guitarrista, afirma que o estado mental de Barrett foi comprometido devido ao abuso de drogas. No entanto, o cantor mostrava indícios de personalidade autista.
– Bob Dylan: especula-se que Bob Dylan seja autista, em função de sua personalidade excêntrica e alguns traços que coincidem com o distúrbio, como o fato de dar respostas estranhas em suas entrevistas (pessoas com o transtorno interpretam frases em sentido literal). A situação nunca foi confirmada pelo músico.
– Courtney Love: a líder do Hole e viúva de Kurt Cobain foi diagnosticada com “autismo leve” aos três anos de idade. Ela conquistou sucesso com sua banda e ficou notável pelo relacionamento com o frontman do Nirvana, mas teve sucessivos problemas com drogas e com suas próprias economias.
– Craig Nicholls (Vines): o vocalista Craig Nicholls foi diagnosticado com Síndrome de Asperger, transtorno do espectro autista, em 2003. Anteriormente, ele teve uma série de comportamentos estranhos durante os shows, especialmente ao agredir o baixista Patrick Matthews quando uma das cordas de seu instrumento quebrou.
– Wolfgang Mozart: suspeita-se que um dos grandes compositores da música clássica tenha sido autista. O diagnóstico foi baseado em depoimentos sobre a sua personalidade que foram passados entre gerações.
– James Durbin: participante da edição de 2011 do programa American Idol, quando ficou em quarto lugar, o roqueiro James Durbin foi diagnosticado com síndrome de Asperger, doença do espectro autista.
– MC Beth: conhecida pelo hit “Dança da motinha”, que explodiu em 2000, MC Beth se afastou do mundo musical e em 2013 foi diagnosticada com autismo. Hoje, Elisabeth Raiol se dedica a criar seus dois filhos.
– Travis Meeks (Days Of The New): diagnosticado com a síndrome de Asperger, Travis Meeks é multi-instrumentista e o Days Of The New, formado por ele, permaneceu na ativa de 1995 a 2014, quando a banda se desmanchou. Recentemente, Meeks foi preso por não aparecer em um julgamento para explicar o motivo de ter uma agulha hipodérmica.
– Gary Numan: um dos grandes nomes da new wave, Gary Numan foi diagnosticado com a síndrome de Asperger na década passada. Quando criança, médicos alertaram que ele poderia ser autista, pois tinha dificuldades para estabelecer contato visual e era mais isolado das outras pessoas, mas os pais preferiram ignorar os diagnósticos.

Leia também:  Os 500 melhores álbuns dos anos 1990 segundo a Uncut
ESCOLHAS DO EDITOR
InícioListasDe Mozart a MC Beth: músicos famosos com autismo ou suspeita
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades