Peso comercial: hard n’ heavy melódico da Addicted To Pain tem potencial

Addicted To Pain: “Queen Of All Lies” (2014)

O Addicted To Pain tem uma escalação de músicos conhecidos na cena metálica. O baixista Fabio Carito (Shadowside) e o baterista Marcus Dotta (Skin Culture), que integraram a banda de Warrel Dane, uniram forças com o vocalista João Paulo Pretti e, anteriormente, com o guitarrista Lucas Godoy para formar o grupo. Após a gravação do EP, Thiago Oliveira, também ex-Warrel Dane, passou a integrar a formação.
Com músicos rodados, a expectativa em torno da banda paulista cresce. E o EP “Queen Of All Lies”, que tem participação de Junior Carelli (Noturnall) nos teclados, não decepciona. A banda bebe na fonte de influências mistas, como o hard rock melódico atualmente praticado especialmente em território europeu e leves pitadas de heavy metal e power metal. O grupo já trabalha em um disco full-length, mas lança neste sábado (6) o EP. Pude conferir o material com exclusividade e, abaixo, traço minha análise.
A música “The Kings Never Die” abre o disco com um riff irresistível de Lucas Godoy na guitarra. A faixa segue os padrões do hard rock contemporâneo, típico de lançamentos da Frontiers Records – apesar deste EP ser independente. A voz de João Paulo Pretti, que aparentemente tem um background no metal melódico é doce até demais. Faltou um pouco de agressividade, imagino.

- Advertisement -

O início abafado de “Street Of Forgotten Dreams” logo descamba para uma canção pesada e cadenciada. O refrão é gostoso e seria tipicamente AOR se houvesse um teclado ao fundo. As guitarras de Lucas Godoy se mostram poderosas aqui. A acelerada faixa título do EP tem a habilidosa performance de Marcus Dotta na bateria como destaque. O músico dá show e é devidamente acompanhado pelo baixo de Fabio Carito.
“Angel In My Mind” tem um frescor que me atraiu desde o trecho inicial, guiado pelos teclados. É um som forte, melódico, de impacto. É um hard n’ heavy moderno. A performance instrumental é ótima: além das boas linhas de guitarra, a bateria cresce nos momentos que deve e o baixo tem destaques pontuais. 
O único ponto que pode ser melhorado é, sob meu ponto de vista, a morna performance de João Paulo Pretti. Faltou soltar a voz. Reforço que, em certas nuances, a ausência de agressividade deixou uma lacuna. Talvez a restrição da língua – dá para notar o sotaque forte – tenha atrapalhado. Mas em um primeiro registro, não vejo como um problema, muito menos como um elemento que não possa ser trabalhado em gravações futuras.
No entanto, o potencial da Addicted To Pain foi apresentado com êxito no EP “Queen Of All Lies”. O cartão de visitas mostra que o quarteto tem qualidade para ter grande projeção, já que as composições são comerciais na medida certa e o instrumental é bastante coeso.
Nota 7,5
João Paulo Pretti (vocal)
Lucas Godoy (guitarra)
Fabio Carito (baixo)
Marcus Dotta (bateria)
Músico adicional:
Junior Carelli (teclados)
01. The Kings Never Die
02. Street Of Forgotten Dreams

03. Queen Of All Lies
04. Angel In My Mind

Observação: O Addicted To Pain lança hoje em São Paulo (SP) o EP “Queen Of All Lies”, em um show no Gillan’s Inn. Veja o serviço:
Addicted To Pain: lançamento de “Queen Of All Lies”
Horário: 22h.
Local: Gillan’s Inn – rua Marquês de Itu, 284, Vila Buarque – São Paulo (SP).
Ingresso: R$ 20.
Informações: (11) 3129-8710.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioResenhasPeso comercial: hard n' heavy melódico da Addicted To Pain tem potencial
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades