O Facebook divulgou recentemente uma série de novas políticas de uso para a mídia social em 2015. As alterações em seus algoritmos trazem mudanças até mesmo para músicos e bandas, dos mais famosos aos desconhecidos.
A nova política do Facebook trabalha para que publicações consideradas “excessivamente promocionais” apareçam cada vez menos na linha do tempo dos usuários. Ofertas relacionadas à venda de produtos, merchandising ou até mesmo de músicas em formato virtuais serão mais raras ao usuário comum do site.
A equipe da mídia social justifica que as políticas trazem mudanças inspiradas nas reclamações de usuários, obtidas mediante pesquisas. Os internautas opinaram que querem saber mais sobre seus amigos e tópicos de interesse pessoal, o que deixa o material promocional em segundo plano – exceto o que for promovido no plano de anúncios do Facebook.
Como vários artistas e bandas não têm recursos suficientes para anunciar com regularidade no Facebook, as publicações promocionais feitas por terceiros, sem serem promovidas pela mídia social mediante pagamento, devem permanecer ocultas para grande parte dos usuários. Caso você tenha banda ou faça algum trabalho musical e queira divulgar na maior mídia social do mundo na atualidade, o caminho se tornou único: é necessário pagar a eles.