Lançado em 13 de abril de 1979
Mesmo sem Robertson e muitos os motivos para o Thin Lizzy fracassar – já que Lynott e o outro guitarrista, Scott Gorham, estavam mais do que afundados nas drogas –, o grupo gravou “Black Rose: A Rock Legend”, que pode ser considerado como um dos álbuns definitivos da banda. Os motivos são básicos: a quantidade de clássicos, o amadurecimento musical e a boa repercussão por todo o mundo – com uma segunda posição nas paradas inglesas, a mais alta que atingiram por lá.
O diferencial seriam as energias renovadas. Phil Lynott parece ter dado seu máximo nas composições. A inspiração é notável em todas as faixas, da sadomasoquista swingada “S&M” à balada que ele fez à própria filha, “Sarah”. Scott Gorham e o endiabrado Gary Moore (um dos melhores guitarristas da história) parecem competir de forma saudável, cada um com sua forma de tocar – e ambos se superaram com isso. E Brian Downey está um pouco mais técnico com as baquetas.
Não há destaques para um disco como “Black Rose: A Rock Legend”, isento de fillers e aproveitável do início ao fim. Da paulada inicial “Do Anything You Want To” à complexa e trabalhadíssima faixa título, que encerra o trabalho; das legitimamente hard rock “Waiting For An Alibi” e “Get Out Of Here” à melódica “With Love”, trata-se do melhor álbum do Thin Lizzy.
Phil Lynott (vocal, baixo, violão de 12 cordas)
Scott Gorham (guitarra)
Gary Moore (guitarra)
Brian Downey (bateria)
Músicos adicionais:
Huey Lewis (gaita em 5 e 8)
Jimmy Bain (baixo em 8)
01. Do Anything You Want To
02. Toughest Street In Town
03. S&M
04. Waiting For An Alibi
05. Sarah
06. Got To Give It Up
07. Get Out Of Here
08. With Love
09. Róisín Dubh (Black Rose): A Rock Legend
– Shenandoah
– Will You Go Lassie Go
– Danny Boy
– The Mason’s Apron