Van Halen: 30 anos de “1984”

O Van Halen cresceu rapidamente com o lançamento de seus primeiros discos. Apesar de “Fair Warning” não ter sido um sucesso de vendas e ter colaborado para aumentar a tensão entre Eddie Van Halen e David Lee Roth, “Diver Down” recuperou tanto a boa situação entre os dois quanto o número de cópias que o grupo californiano conseguia vender.


Mas o lançamento seguinte, definitivamente, foi o divisor de águas da carreira da banda, em todos os sentidos. “1984” aterrissou às prateleiras logo em janeiro do ano de seu título. Foi o primeiro disco a ser gravado no recém-construído 5150 Studios e, como de praxe, contou com a produção do excelente Ted Templeman.

Até aí tudo bem, mas quando se aperta o play, o estranhamento é enorme: um riff de teclado? Por incrível que pareça, o álbum foi o primeiro a ter maior emprego dos teclados genuinamente “oitentistas”. E o resultado ficou magnífico. O resultado da nova investida, em termos comerciais, foi monstruoso. “1984” atingiu a 2ª colocação das paradas estadunienses apenas porque “Thriller”, de Michael Jackson, estava morando no topo desde o ano anterior.
Os singles deram conta do recado, também se tratando de EUA: o carro-chefe “Jump” atingiu o primeiro lugar das paradas gerais e conseguiu chegar ao top 20 das paradas de Dance Music (!!), enquanto “I´ll Wait” e “Panama” chegaram ao 13° lugar (obviamente em datas diferentes) e “Hot For Teacher”, à 56ª posição. Em um ano, já havia vendido 5 mihões de cópias só na terra do Tio Sam, e nos dias de hoje já ultrapassou as 10 milhões, sendo certificado como disco de diamante por lá.
No aspecto musical, a mudança é refletida em algumas canções que o uso dos teclados foi maior, mas nada que retirasse a fórmula mágica do Van Halen. Tudo estava lá, como sempre: os vocais carismáticos e cheios de identidade de David Lee Roth, as guitarras fabulosas de Eddie Van Halen, o baixo bem tocado e os backing vocals cavalares de Michael Anthony e a bateria espetacular de Alex Van Halen, além dos ótimos teclados e das impecáveis composições.
ESCOLHAS DO EDITOR
InícioResenhasVan Halen: 30 anos de "1984"
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades