Quando o Pink Floyd lançou em 2016 o box set “The Early Years”, com músicas criadas entre 1965 e 1972, Nick Mason afirmou que o projeto abrangia a fase da qual as pessoas menos sabiam sobre a banda. Porém, o próprio baterista também não lembra muito de um período contemplado entre tais anos.
Conversando com a Rolling Stone, o músico disse que tem poucas memórias acerca da histórica apresentação realizada no anfiteatro de Pompeia, filmada entre os dias 4 e 7 de outubro de 1971. Tanto é que, ao voltar para o local com a sua banda Nick Mason’s Saucerful of Secrets em julho de 2023, ficou surpreso diante da falta de recordações.
Ele contou:
“Não ficamos em Pompéia por muito tempo. Voltei para lá [em 2023] e não conseguia me lembrar de quase nada. A cidade mudou um pouco. É mais marcante agora. Acho que soa absurdo, mas acho que não demos o devido valor. De certa forma, parece que me lembro menos de Pompéia e do filme do que de quase qualquer outro período do Pink Floyd.”
Um dos poucos detalhes que o artista ainda tem em mente é as características climáticas da região e a naturalidade das gravações, feitas sem plateia e com poucos cortes e refilmagens. Ele destacou:
“Mas me lembro da poeira. Como era um pouco áspera e quente, trouxe uma atmosfera ao filme. Era uma alternativa a ter uma plateia e funcionou muito bem. Acredito que fizemos poucos cortes e refilmagens. Foi quase como um show ao vivo.”
Relançamento de “Pink Floyd: Live at Pompeii”
Entre 4 e 7 de outubro de 1971, o Pink Floyd registrou uma série de performances no anfiteatro de Pompeia. O local foi construído por volta do ano 70 a.C. e faz parte das ruínas da cidade italiana de Pompeia, destruída por um vulcão ainda na antiguidade. O momento rendeu o filme “Pink Floyd: Live at Pompeii”, lançado no ano seguinte.
Idealizado pelo cinegrafista francês Adrian Maben, o trabalho ganhou popularidade além dos fãs convencionais da banda. Até hoje é reconhecido por seu valor histórico e cultural.
Em 2025, o material ganhou uma nova versão. “Pink Floyd at Pompeii MCMLXXII” foi digitalmente remasterizado e remixado por Steven Wilson. Foi lançado em cinemas IMAX antes de chegar em formatos domésticos.
O registro em áudio contém as performances ao vivo do filme, bem como duas faixas adicionais, incluindo uma versão estendida inédita de “A Saucerful of Secrets”.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
