Todo mundo tem um cantor cujo talento é tamanho a ponto de inspirar não apenas admiração, mas também irritação. No caso de James Hetfield, o vocalista responsável por lhe dar essa sensação é Ronnie James Dio.
Em entrevista ao Music Radar resgatada pela Far Out Magazine, o frontman do Metallica discutiu tomar maior cuidado com sua voz após um tempo com o grupo. Ainda assim, era impossível competir com o ex-vocalista do Black Sabbath e Rainbow.
Ele falou:
“A gente gravou um medley de um monte de músicas do Dio [no álbum tributo ‘This is Your Life’] e eu percebi o quão incrível ele era. E me irritou. Ele era simplesmente um cantor natural, tinha um alcance com potência em todas as etapas, e ele continua a me desafiar, o que é ótimo.”
Na mesma entrevista, Hetfield revelou que chegou a pedir dicas de como cuidar de sua voz de Dio. Infelizmente, não era fácil de replicar:
“Um dia perguntei o que Ronnie fazia para manter a voz sempre em forma. Sua resposta foi: ‘Bem, só tomo uma taça de vinho, subo no palco e canto’. Okay, certo! Mas não acho que estava me enganando.”
Sobre Ronnie James Dio
Nascido em Portsmouth, estado americano de New Hampshire, Ronald James Padavona começou a carreira musical em 1957 com o Vegas Kings. O primeiro trabalho de repercussão foi com o Elf, que chegou a abrir para o Deep Purple.
Após ser notado pelo guitarrista Ritchie Blackmore, integrou o Rainbow em seus primeiros discos. Foi convidado a se retirar quando não concordou com a guinada comercial do grupo.
A seguir, se juntou ao Black Sabbath substituindo Ozzy Osbourne. Lançou três discos e se reuniu com a banda em 1992 – além de um retorno com o nome Heaven and Hell e mais um álbum.
Em 1983 lançou a banda que usou seu nome artístico. O primeiro trabalho, “Holy Diver”, é o mais vendido de toda sua carreira.
Morreu em 16 de maio de 2010, vitimado por um câncer estomacal.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
