...

Como Brian May se envolveu com o Guns N’ Roses na era “Chinese”

Guitarrista do Queen contribuiu com as gravações do disco lançado em 2008, mas teve sua participação descartada

O Guns N’ Roses contou com a colaboração de diferentes guitarristas durante a extensa gravação do disco Chinese Democracy (2008). Ao longo da produção iniciada ainda na década de 1990, Robin Finck, Ron “Bumblefoot” Thal, Buckethead, Paul Tobias e Richard Fortus deixaram suas contribuições. Até mesmo Brian May esteve envolvido. 

O guitarrista do Queen realizou um solo em uma versão da faixa “Catcher in the Rye”, que chegou a vazar na internet, assim como tocou em outras canções. Porém, sua participação acabou descartada e não apareceu no resultado final. 

- Advertisement -

À revista Uncut em 2011, May contou que a ponte entre ele e o vocalista Axl Rose aconteceu por meio do produtor Roy Thomas Baker. Ele explicou:

“Quando eles estavam fazendo aquele álbum, depois de Deus-sabe-quantos anos, Axl estava conversando com [o antigo produtor do Queen] Roy Thomas Baker, que fazia parte da produção na época, e eles tiveram a ideia de entrar em contato comigo para ajudá-los a definir um rumo. Eu viajei para encontrá-lo e ele me mostrou praticamente o álbum inteiro. Tivemos uma longa noite de conversa, refletindo, pensando e traçando possíveis direções, e depois passei alguns dias apenas experimentando coisas. Acho que toquei em duas faixas e meia, mas no fim eles não usaram minhas partes […]. Tenho mixagens iniciais dessas faixas em algum lugar do meu arquivo, mas não vou deixar ninguém ouvi-las, por lealdade ao Axl! Foi divertido poder acrescentar algo ali para ajudar um amigo.”

Nas palavras do guitarrista, num geral, “foi uma experiência estranha”. Isso porque, à época, Axl apresentava um comportamento bastante recluso, o que tornava o contato entre eles difícil e pouco frequente, como relatado à Classic Rock em 2022:

“Foi uma experiência estranha. Axl já era praticamente um recluso. Ele trabalhava na casa dele e eu trabalhava no estúdio com o engenheiro dele na época e ele só ia para lá muito raramente. De vez em quando ligava, ficava todo empolgado, falava bastante, e depois sumia de novo. Acho que nada do que eu toquei acabou entrando no álbum.”

Brian afirma que ficou orgulhoso de tudo que idealizou para o álbum. Contudo, conforme nota escrita em seu site oficial em 2008 e compartilhada pelo The Guardian, diz ter compreendido o motivo pelo qual acabou não aparecendo no projeto:

“Eu realmente coloquei bastante trabalho nisso e tinha orgulho do que fiz. Mas consigo entender se o Axl quiser ter um álbum que reflita o trabalho dos integrantes da banda como ela é agora. Eu tenho mixagens das faixas com a minha guitarra, fitas de trabalho da época, mas elas vão permanecer privadas, por respeito ao Axl.”

Slash não sabia

Slash, que só retornou à banda em 2016, sequer tinha conhecimento dos detalhes da ligação do integrante do Queen com o projeto até pouco tempo atrás. À Ultimate Classic Rock, o guitarrista revelou que só descobriu recentemente que o músico trabalhou na versão original da faixa “Atlas”, antes conhecida como “Atlas Shrugged”, lançada oficialmente de maneira retrabalhada no último mês de dezembro:

“Eu nem sabia que o Brian estava na faixa [até hoje]. Se eu soubesse, se tivesse ouvido, talvez eu tivesse feito algo dialogando com o que o Brian tocou. Agora que sei disso, seria interessante voltar e ouvir o que ele fez. Brian é um dos meus guitarristas favoritos de todos os tempos, mas também um dos meus compositores preferidos. E eu digo compositores porque as coisas do Queen são tão épicas. O Queen era, em todos os sentidos, uma das nossas bandas favoritas.”

Sobre Brian May

Nascido em Hampton Hill, Inglaterra, Brian Harold May começou a carreira na banda 1984, que posteriormente se tornou o Smile.

Nos primeiros anos da década de 1970 deu início ao Queen, junto de Roger Taylor e Freddie Mercury. Após a entrada de John Deacon, o grupo construiu uma das histórias mais bem-sucedidas do Rock, com mais de 300 milhões de discos vendidos em todo o planeta.

Também possui dois trabalhos solo, além de projetos com Eddie Van Halen, Kerry Elis, Chris Thompson e Tangerine Dream. Ainda participou de gravações com Black Sabbath, Paralamas do Sucesso, Meat Loaf, Hank Marvin, Foo Fighters e Five Finger Death Punch, entre outros.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesComo Brian May se envolveu com o Guns N’ Roses na era...
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades