O Guns N’ Roses contou com a colaboração de diferentes guitarristas durante a extensa gravação do disco “Chinese Democracy” (2008). Ao longo da produção iniciada ainda na década de 1990, Robin Finck, Ron “Bumblefoot” Thal, Buckethead, Paul Tobias e Richard Fortus deixaram suas contribuições. Até mesmo Brian May esteve envolvido.
O guitarrista do Queen realizou um solo em uma versão da faixa “Catcher in the Rye”, que chegou a vazar na internet, assim como tocou em outras canções. Porém, sua participação acabou descartada e não apareceu no resultado final.
À revista Uncut em 2011, May contou que a ponte entre ele e o vocalista Axl Rose aconteceu por meio do produtor Roy Thomas Baker. Ele explicou:
“Quando eles estavam fazendo aquele álbum, depois de Deus-sabe-quantos anos, Axl estava conversando com [o antigo produtor do Queen] Roy Thomas Baker, que fazia parte da produção na época, e eles tiveram a ideia de entrar em contato comigo para ajudá-los a definir um rumo. Eu viajei para encontrá-lo e ele me mostrou praticamente o álbum inteiro. Tivemos uma longa noite de conversa, refletindo, pensando e traçando possíveis direções, e depois passei alguns dias apenas experimentando coisas. Acho que toquei em duas faixas e meia, mas no fim eles não usaram minhas partes […]. Tenho mixagens iniciais dessas faixas em algum lugar do meu arquivo, mas não vou deixar ninguém ouvi-las, por lealdade ao Axl! Foi divertido poder acrescentar algo ali para ajudar um amigo.”
Nas palavras do guitarrista, num geral, “foi uma experiência estranha”. Isso porque, à época, Axl apresentava um comportamento bastante recluso, o que tornava o contato entre eles difícil e pouco frequente, como relatado à Classic Rock em 2022:
“Foi uma experiência estranha. Axl já era praticamente um recluso. Ele trabalhava na casa dele e eu trabalhava no estúdio com o engenheiro dele na época e ele só ia para lá muito raramente. De vez em quando ligava, ficava todo empolgado, falava bastante, e depois sumia de novo. Acho que nada do que eu toquei acabou entrando no álbum.”
Brian afirma que ficou orgulhoso de tudo que idealizou para o álbum. Contudo, conforme nota escrita em seu site oficial em 2008 e compartilhada pelo The Guardian, diz ter compreendido o motivo pelo qual acabou não aparecendo no projeto:
“Eu realmente coloquei bastante trabalho nisso e tinha orgulho do que fiz. Mas consigo entender se o Axl quiser ter um álbum que reflita o trabalho dos integrantes da banda como ela é agora. Eu tenho mixagens das faixas com a minha guitarra, fitas de trabalho da época, mas elas vão permanecer privadas, por respeito ao Axl.”
Slash não sabia
Slash, que só retornou à banda em 2016, sequer tinha conhecimento dos detalhes da ligação do integrante do Queen com o projeto até pouco tempo atrás. À Ultimate Classic Rock, o guitarrista revelou que só descobriu recentemente que o músico trabalhou na versão original da faixa “Atlas”, antes conhecida como “Atlas Shrugged”, lançada oficialmente de maneira retrabalhada no último mês de dezembro:
“Eu nem sabia que o Brian estava na faixa [até hoje]. Se eu soubesse, se tivesse ouvido, talvez eu tivesse feito algo dialogando com o que o Brian tocou. Agora que sei disso, seria interessante voltar e ouvir o que ele fez. Brian é um dos meus guitarristas favoritos de todos os tempos, mas também um dos meus compositores preferidos. E eu digo compositores porque as coisas do Queen são tão épicas. O Queen era, em todos os sentidos, uma das nossas bandas favoritas.”
Sobre Brian May
Nascido em Hampton Hill, Inglaterra, Brian Harold May começou a carreira na banda 1984, que posteriormente se tornou o Smile.
Nos primeiros anos da década de 1970 deu início ao Queen, junto de Roger Taylor e Freddie Mercury. Após a entrada de John Deacon, o grupo construiu uma das histórias mais bem-sucedidas do Rock, com mais de 300 milhões de discos vendidos em todo o planeta.
Também possui dois trabalhos solo, além de projetos com Eddie Van Halen, Kerry Elis, Chris Thompson e Tangerine Dream. Ainda participou de gravações com Black Sabbath, Paralamas do Sucesso, Meat Loaf, Hank Marvin, Foo Fighters e Five Finger Death Punch, entre outros.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
