...

Gene Simmons diz que não ouve rap por “não ser do gueto” e se explica

"Todas as principais formas de música americana têm suas raízes na música negra", justificou o vocalista e baixista ao defender-se

Gene Simmons recentemente causou polêmica ao refletir a respeito do Rock and Roll Hall of Fame. Diante da repercussão negativa, o vocalista e baixista do Kiss precisou explicar as próprias declarações.

Tudo começou quando o músico participou do podcast Legends N Leaders. Ao questionar o fato de o Iron Maiden não integrar a instituição enquanto artistas de rap já foram incluídos, o músico afirmou que não consumia o gênero por “não vir do gueto”.

- Advertisement -

Conforme transcrição da American Songwriter, disse:

“O fato do Iron Maiden não estar no Rock and Roll Hall of Fame, mesmo lotando estádios, enquanto o Grandmaster Flash está… não é o meu tipo de música. Eu não venho do gueto. Não conversa comigo.”

Não demorou para que a frase gerasse críticas a Simmons. Como destacado pela BBC, a palavra “gueto” foi usada pela primeira vez em 1611 para especificar um bairro onde os judeus eram confinados. Posteriormente, nos Estados Unidos, o termo começou a ser usado para descrever regiões predominantemente afro-americanas, até adquirir um sentido ofensivo.

Sendo assim, o artista decidiu justificar-se. À People, Simmons, que é judeu, contextualizou a fala, ressaltando a origem histórica do termo e defendendo que não houve intenção racista. Ele afirmou:

“Eu mantenho o que disse. Vamos direto ao ponto. A palavra ‘gueto’ tem origem entre os judeus. Ela foi adotada, especialmente pelos afro-americanos, e de maneira respeitosa, não de forma pejorativa. ‘Gueto’ é um termo judaico. Como poderia ser [racista], se o rock é música negra? Apenas é um tipo diferente de música negra em relação ao hip-hop, que também é música negra. O rock ‘n’ roll deve tudo à música negra, isso é um fato, ponto final. Todas as principais formas de música americana têm suas raízes na música negra.”

Gene Simmons e suas críticas ao rap

Não é a primeira vez que o músico critica o rap. À Rolling Stone em 2016, Simmons revelou estar “ansioso pela morte” do gênero musical, acrescentando que não tinha “bagagem cultural para apreciar ser um gângster”:

“Estou ansioso pela morte do rap. Estou ansioso para que a música volte a ter letra e melodia, em vez de ser falada […]. O rap vai morrer. No ano que vem, daqui a dez anos, em algum momento, e então outra coisa surgirá. E tudo isso é bom e saudável. Não tenho a bagagem cultural para apreciar ser um gangster. Claro que não se resume a isso, mas é daí que vem. Esse é o coração e a alma do estilo. Ele nasceu nas ruas.”

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesGene Simmons diz que não ouve rap por “não ser do gueto”...
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades