O At the Gates anunciou oficialmente o lançamento de seu oitavo álbum de estúdio. Intitulado “The Ghost of a Future Dead”, o trabalho chega ao público em 24 de abril, via Century Media Records.
O disco sucede “The Nightmare of Being” (2021) e marca o último registro com o vocalista Tomas Lindberg, que morreu aos 52 anos, em setembro de 2025, após enfrentar um câncer raro nas glândulas salivares. Além disso, é o primeiro desde o retorno do guitarrista Anders Björler, que havia deixado a formação em 2017. As gravações foram realizadas ao longo dos dois últimos anos.
Em comunicado, o grupo destacou que seguiu os desejos do cantor quanto ao título, à mixagem feita por Jens Bogren e à ordem das 12 canções, dedicando o trabalho ao saudoso membro. Diz o texto (via Blabbermouth):
“Temos orgulho de finalmente compartilhar novidades sobre nosso oitavo álbum de estúdio, ‘The Ghost of a Future Dead’. O disco será lançado em 24 de abril de 2026, mais de dois anos após ter sido concluído em estúdio.
Como todos sabem, Tomas Lindberg faleceu no ano passado em decorrência de complicações do tratamento contra o câncer. Nos últimos anos, trabalhamos de perto com Tomas, discutindo e refinando cada detalhe para garantir que nada fosse deixado ao acaso.
Seguindo os desejos de Tomas — incluindo o título do álbum, a mixagem, a ordem das faixas, a arte e a apresentação geral — ‘The Ghost of a Future Dead’ permanece fiel à essência da banda. Ele combina a energia feroz e as melodias poderosas e impactantes que são a marca registrada do At the Gates. Este álbum é o legado de Tomas.”
“The Fever Mask”, primeiro single, já está disponível. Ouça abaixo ou clicando aqui:
O próprio Tomas revelou o desejo de lançar o projeto o mais rápido possível e publicou uma nota a respeito em agosto do ano passado. De acordo com o cantor, o disco representa uma “volta às raízes” e teve seus vocais registrados antes que ele passasse pela cirurgia para tratar o tumor:
“Bem, em dezembro de 2023 fui diagnosticado com carcinoma cístico adenoide (um câncer na boca e no palato) e, desde então, passei por muita coisa. Primeiro, fiz uma grande cirurgia, na qual removeram uma parte significativa do céu da boca. Depois vieram dois meses de radioterapia e, desde então, tenho enfrentado um longo e árduo caminho de recuperação.
Agora, no início de 2025, encontraram alguns vestígios do câncer, que não podem ser alcançados por cirurgia ou radioterapia. Felizmente, gravamos os vocais das demos do novo álbum antes de tudo isso acontecer. A versão final dos vocais — a que estará no disco — foi registrada em UM único dia, em sua maioria de primeira, no DIA anterior à cirurgia, apenas para garantir que tínhamos o álbum, por assim dizer. Ou seja, os vocais foram gravados antes do restante do disco… um pouco diferente do habitual, mas foi bom ter isso concluído.
Agora decidimos não esperar mais para lançar o novo álbum. Inicialmente, planejávamos adiar o lançamento até sabermos se e quando eu poderia voltar a cantar, e se conseguiríamos apoiar o disco com shows. Como o futuro se tornou um pouco mais incerto, pareceu certo disponibilizar este trabalho.
É um álbum do qual todos nós temos muito orgulho, e marca a primeira vez em 10 anos que Jonas e eu trabalhamos novamente com Anders [Björler] na composição de um disco completo. De certa forma, representa um retorno às ‘raízes’, talvez melhor descrito como uma mistura dos dois últimos álbuns que fizemos com Anders (‘Slaughter of the Soul’ e ‘At War with Reality’).”
At the Gates – “The Ghost of a Future Dead”

- The Fever Mask
- The Dissonant Void
- Det Oerhörda
- A Ritual Of Waste
- In Dark Distortion
- Of Interstellar Death
- Tomb Of Heaven
- Parasitical Hive
- The Unfathomable
- The Phantom Gospel
- Förgängligheten
- Black Hole Emission
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
