...

O membro do Van Halen cujo talento fez gravadora contratar a banda

"Eu não me importava com mais ninguém. Eu só queria que aquele gênio fosse reconhecido pelo mundo", afirmou o produtor Ted Templeman

Em 1977, o Van Halen assinou um contrato de gravação com a Warner. Após assistir a uma apresentação da banda junto ao executivo Mo Ostin, o produtor Ted Templeman ficou impressionado ao ponto de fazer uma proposta aos músicos.

Na ocasião, um integrante em especial chamou a atenção do profissional pelo talento: o saudoso guitarrista Eddie Van Halen. Em cena de documentário criado pelo canal Icons Remembered, o próprio assumiu que não se “importava com mais ninguém” além do músico.

- Advertisement -

Segundo transcrição da Guitar Player, ele disse:

“O motivo pelo qual eu contratei eles foi por causa de Ed, por causa de seu talento. Eu não me importava com mais ninguém. Eu só queria que aquele gênio fosse reconhecido pelo mundo.”

Como mencionado, tudo começou quando Templeman viu um show do grupo no Starwood, boate em Hollywood, nos Estados Unidos, em fevereiro de 1977. Ao relembrar o momento no livro “Van Halen Rising” (2015), de Greg Renoff, ele explicou (via Van Halen News Desk): 

“Entrei meio que pelos fundos do lugar e não deixei eles saberem que eu estava lá. Vi o Ed, e fiquei simplesmente pasmo. Ele foi o melhor músico que já vi ao vivo.”

Apesar de certos desentendimentos com o guitarrista, a parceria de ambos foi duradoura. Basicamente, Templeman atuou como o responsável pela produção dos discos da banda na era inicial com David Lee Roth, do primeiro até “1984” (1984), com retorno posterior em “For Unlawful Carnal Knowledge” (1991). 

Sobre Eddie Van Halen

Nascido em Amsterdam, Holanda, Edward Lodewijk Van Halen era filho de Jan e Eugenia Van Halen. Junto com os pais e o irmão, Alex, migrou para os Estados Unidos em 1962.

Começou a tocar piano com seis anos, chegando a ser premiado em uma competição no Long Beach City College. Entre a infância e a adolescência, se interessou pela bateria, enquanto Alex passou a aprender guitarra. Com o passar do tempo, trocaram as funções.

Junto ao vocalista David Lee Roth e o baixista Mike Stone, formaram o que se tornaria o Van Halen. Já com Michael Anthony nas quatro cordas, a banda se consagrou como uma das mais influentes da história, escrevendo a cartilha do hard rock dos anos 1980.

Eddie não fez muitas participações em discos de outros artistas. Entre suas poucas colaborações, estão Michael Jackson, Black Sabbath, Roger Waters e o projeto Star Fleet, com Brian May.

Morreu no dia 6 de outubro de 2020, aos 65 anos, após longa batalha contra um câncer. Deixou um filho, Wolfgang, multi-instrumentista e último baixista do Van Halen, que atualmente segue elogiada carreira com a banda Mammoth.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesO membro do Van Halen cujo talento fez gravadora contratar a banda
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades