O NX Zero emitiu um pronunciamento na última segunda-feira (12). Por meio dos Stories do Instagram, a banda destacou que as opiniões individuais de cada integrante “não representam o grupo como um todo” e que “não apoia discursos antidemocráticos”.
O texto não menciona o nome de qualquer membro. No entanto, tudo indica que seria uma resposta aos posicionamentos do baixista Caco Grandino.

Diz a nota na íntegra:
“O NX Zero tem cinco integrantes, cada um com sua vida e suas opiniões, que não representam o grupo como um todo. A banda não apoia discursos antidemocráticos e reforça que sua música é e sempre será um espaço de liberdade, respeito e união, jamais de divisão.”

Na última quinta-feira (8), Caco respondeu com emojis de risada um comentário do delegado de polícia Yasser Yassine exaltando a democracia numa publicação de Luiz Inácio Lula da Silva. Na postagem, o presidente confirmou ter assinado o veto integral ao projeto de lei que previa a redução de penas para quem participou dos ataques a Brasília no dia 8 de janeiro de 2023.
Um print com a declaração logo repercutiu nas redes (via @emosongsz). No momento, a captura de tela compartilhada pelo próprio Yasser acumula mais de 22,7 mil curtidas.

Internautas também resgataram outras publicações de Caco, que segue nomes como o deputado Nikolas Ferreira e a família Bolsonaro. Em um Story datado de dezembro, o baixista chamou de “manipulação ideológica” e “publicidade militante” a propaganda da Havaianas na qual a atriz Fernanda Torres fala para que o público comece o ano não com o pé direito, mas com os dois pés — frase que gerou revolta na direita.

NX Zero atualmente
Desde a apresentação no Rock in Rio em setembro de 2024, o NX Zero está inativo. Perguntado a respeito do futuro da banda pela Rolling Stone Brasil em setembro do ano passado, o guitarrista Gee Rocha respondeu:
“A gente ainda não conversou sobre nada. E eu acredito que a gente vai conversar. Não tenho muito o que falar. Só acho que a próxima vez que rolar uma volta do NX, a gente deveria fazer um disco.”
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
